WhatsApp CGE impulsiona registro de demandas no Sistema de Ouvidorias

A disponibilização do número de WhatsApp para interação entre o cidadão e a Controladoria-Geral do Estado (CGE) resultou em aumento expressivo no registro de reclamações, denúncias, sugestões, pedidos de informação e elogios, cadastrados no Sistema de Ouvidorias do Estado (e-OUV). O crescimento, registrado em fevereiro deste ano, é comparado aos dois meses anteriores. O índice de atendimento e finalização das demandas foi de quase 100%.

A ferramenta eletrônica (WhatsApp) foi o canal utilizado por mais de 50% da população que buscou os serviços da Subcontroladoria-Geral de Ouvidoria. O aplicativo de mensagens foi disponibilizado pela CGE na primeira semana de fevereiro. As demais demandas foram divididas entre as cadastradas diretamente no sistema e-OUV e as feitas por meio de atendimentos telefônicos. Os atendimentos também podem ser executados presencialmente, na secretaria, localizada na sede do Governo, na avenida Brasil, no bairro Compensa, zona oeste.

Respostas – Do total de demandas recebidas pelo Sistema de Ouvidorias do Estado, 98% foram concluídas, com respostas ao cidadão. Os segmentos mais demandados pela população foram: saúde, segurança e educação. As demais manifestações seguem análise, dentro do prazo para resposta, que é de 20 dias corridos podendo ser prorrogáveis por mais dez dias.

De acordo com a subcontroladora-Geral de Ouvidoria, Seilani Almendros, o WhatsApp CGE atinge às expectativas ao aproximar o cidadão ao Governo do Estado. Ela ressalta que a ferramenta eletrônica além de facilitar o contato entre o cidadão e a CGE, também permite que a Subcontroladoria-Geral de Ouvidoria atue com foco no cumprimento das legislações pertinentes ao atendimento ao público e à garantia dos direitos do cidadão.

“O dever da ouvidoria é trabalhar pela garantia dos direitos do cidadão. Os resultados das demandas no primeiro mês de implantação do whatsapp foram satisfatórios. O objetivo é estreitar ainda mais as relações com os órgãos Estaduais para melhor atender à população”, disse a Subcontroladora.

O contato com a Subcontroladoria-Geral de Ouvidoria da CGE pode ser feito pelo número de WhatsApp 99480-8446.