Subcontroladoria-Geral de Ouvidoria participa da 1ª Corrida de Ouvidorias da Região Norte

A Subcontroladoria-Geral de Ouvidoria participará no sábado (08/12) da Primeira Corrida de Ouvidorias da Região Norte, com a divulgação dos serviços de ouvidoria disponibilizados pelo Governo do Estado. O evento terá início às 7h, com largada na avenida Coronel Teixeira (Estrada da Ponta Negra), em frente a praia da Ponta Negra, zona oeste de Manaus. A corrida é promovida pela Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11).

O evento esportivo será dividido em dois momentos: a corrida e a caminhada. A corrida terá percurso de cinco quilômetros, conta com 1,5 mil pessoas inscritas e será disputada nas seguintes categorias (masculino e feminino): individual, corredor que faz uso de cadeira de rodas, pessoa com deficiência visual e servidor/advogado.

A caminhada conta com 500 participantes inscritos e terá trajeto de dois quilômetros com temática alusiva ao combate ao Trabalho Infantil. Durante o evento, a população também contará com serviços relacionados à saúde, estética, relaxamento, dança, entre outros.

De acordo com a subcontroladora-Geral de Ouvidoria, Seilani Almendros, a divulgação dos serviços a partir da prática esportiva é positiva e contribuirá para a disseminação do que é a ouvidoria e os meios para atendimento ao cidadão. “Nosso intuito é tornar as ouvidorias conhecidas e informar ao cidadão que ele pode contar com ferramentas como o Sistema de Ouvidorias (e-OUV) para buscar a garantia dos seus direitos nos serviços públicos. A corrida será um meio de estarmos próximos à população para divulgar os serviços essenciais”, informou.

Conforme o ouvidor do TRT11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, a proposta da corrida é promover o esporte, incentivar maior interação entre as ouvidorias da região Norte e ainda, divulgar os serviços que cada órgão disponibiliza através da ouvidoria. “Esse evento congrega os esforços de 20 órgãos. É uma iniciativa inédita que tem como objetivo divulgar os trabalhos das ouvidorias, então além de um evento esportivo, também é um evento cívico”, disse. O desembargador também enfatizou que a corrida fará alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro, e a defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

Premiação – Todos os atletas inscritos na corrida que terminarem as provas nos tempos máximos previstos terão, ao devolverem o chip, direito a uma medalha de participação. Além da medalha de participação serão entregues troféus, outras medalhas ou prêmio em dinheiro aos três primeiros lugares de cada categoria da corrida, além de sorteio de brindes.

Parceria entre Ouvidorias

O evento é uma iniciativa da Ouvidoria do TRT11 e conta com a contribuição de vários órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, através de suas respectivas Ouvidorias: Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor do Estado do Amazonas (Procon/AM), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima da 11ª Região (MPT-PRT11), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AM), Câmara Municipal de Manaus (CMM), Controladoria-Geral da União no Estado do Amazonas (CGU/AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Secretaria do Estado de Cultura (SEC), Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Secretaria do Estado de Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Procon Manaus, Inmetro e Justiça Federal.