Sistema Estadual de Ouvidorias prioriza os serviços de saúde

Secret SusamAs Ouvidorias do Governo do Estado somam esforços para contribuírem com a melhoria dos serviços da rede estadual de saúde. A parceria firmada entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE), enquanto Órgão Central do Sistema Estadual de Ouvidorias (Se-OUV), e a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), foi reforçada na reunião da Rede de Ouvidorias do Amazonas, diante de representantes das esferas federal, estadual e municipal. O encontro aconteceu na segunda-feira (30), na sede da Susam, e contou com o titular da pasta, Rodrigo Tobias.

Na reunião, o subcontrolador-geral de Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, informou que foi estabelecido um plano de trabalho que contempla a criação do Fórum Permanente de Ouvidorias da Saúde, que ficará sob o comando da Ouvidoria da Susam e contará com a colaboração direta da CGE. O cronograma também propõe que a CGE coordene a elaboração das Cartas de Serviços das unidades de saúde para que os usuários conheçam com clareza os serviços disponíveis em cada local de atendimento.

“O Fórum Permanente de Ouvidorias da Saúde consiste em reuniões periódicas com todos os ouvidores da saúde, nas quais discutiremos melhorias nos procedimentos e na comunicação entre as Ouvidorias, de modo a aumentar a transparência e ampliar o exercício do controle social, necessários para melhorarmos os serviços prestados”, destacou.

Segundo Rodrigo Tobias, o objetivo desta gestão é garantir que as ouvidorias das unidades se aproximem dos usuários do SUS. Para o secretário, a gestão só vai bem se souber ouvir o que a população mais precisa.

“Entendemos que a ouvidoria é o elo entre essas duas pontas que, às vezes, ficam tão distantes: usuário e gestão. Tendo em vista essa possibilidade de melhoria da nossa gestão, precisamos escutar quem usa nossos serviços. A melhoria do serviço precisa passar pela percepção do usuário”, destacou o secretário de Saúde.

A rede estadual de saúde é formada atualmente por 30 ouvidorias. Em 2019, a Susam trabalha para interiorizar os serviços de ouvidoria. A expectativa é que pelo menos 40 ouvidorias sejam implantadas no interior do Amazonas até o final de 2020.

“Queremos ter ouvidoria em todo o interior, para que se faça o efetivo exercício da cidadania”, afirmou a ouvidora da Susam, Rosana Rodrigues.

 

OuvidoresSec Susam