Primeiro dia do Seminário Nacional de Ouvidorias da Região Norte Comemorou a Volta dos Eventos Presenciais no TCE

ParticipantesRogerio e OtavioAbertura do Seminário

Na primeira foto presentes :  Dr. Otavio Gomes CGE, Érco Xavir Desterro Presidente do TCE, Valmir Gomes Dias da CGU, Fabiana Seabra da Rede de Ouvidorias do Amazonas, Ulisses Serudo de Mendonça Sup.da Controladoria Regional da União no Estado do Amazonas. Dr Rogério de Sá Nogueira Subcontrolador de Ouvidoria da CGE.

Nesta quarta-feira 06-04, aconteceu no Tribunal de Contas do Estado (TCE) o Primeiro Seminário Nacional de Ouvidoria da Região Norte.

Uma parceria entre a Controladoria Geral do Estado, o Tribunal de Contas do Estado(TCE) e a Controladoria Geral da União que tratou da palestra de abertura ” Proteção ao Denunciante”

O Evento marcou o retorno das atividades presenciais paradas desde o início da pandemia em 2019, mas coroada de êxito pelo empenho da equipe de Ouvidoria da CGE, comandada pelo Subcontrolador de Ouvidoria Rogério de Sá Nogueira.

Segundo o Controlador Geral do estado Otavio Gomes , “Para nós é uma honra receber ouvidores para um momento de debates. Tenho certeza que este evento vai fortalecer esse setor que é muito importante para a sociedade, por ser o canal de comunicação por onde ela chega aos órgãos públicos e também uma forma de sermos transparentes para com a sociedade”, pontuou Otávio Gomes.

Mesa 1Palestrantes

“Precisamos incentivar cada vez mais todas as instituições públicas a adotarem um canal efetivo de relacionamento entre a sociedade e o poder público. Uma entidade que não estabelece isso é fadada a desaparecer”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Para o ouvidor do TCE-AM, o conselheiro Josué Cláudio, as Ouvidorias precisam superar as dificuldades para buscar alternativas de crescimento e de acesso e intimidade junto à população.

“Estamos sempre procurando alternativas e parcerias para superar os desafios que surgem, por exemplo, é muito difícil fazer Ouvidoria na Amazônia e ter o contato com os povos tradicionais. Portanto, não basta apenas as Ouvidorias se integrarem, mas é preciso fazer com que as Ouvidorias cheguem na ponta, que é o povo, e que criem intimidade com esse povo”, destacou o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Josué Cláudio, que recebeu uma homenagem das mãos da organização do evento CGE em alusão ao Dia do Ouvidor.

Placa JosuéAlmir Gomes CGU

Durante a abertura, o Ouvidor-Geral da União da Controladoria-Geral da União e Coordenador da Rede Nacional de Ouvidorias, Valmir Gomes Dias, destacou o retorno presencial do evento.

“É um prazer poder estar aqui em Manaus retomando os eventos presenciais da rede de ouvidorias, para discutir avanços na atividade de Ouvidoria Pública, uma atividade que se mostrou muito importante durante o período de afastamento social, porque possibilitou que os cidadãos se comunicassem com o estado por meio da ouvidoria”, disse.

Com apoio de  informações do TCE.

Sergio Velozo