Portaria da CGE Aprova Manuais para Orientação de Procedimentos Gerais Disponibilizando-os para Consulta

 

 

 

 

Pag Manual 1_page-0001Manual pag 3_page-0001Manual pag 2_page-0001

 

A trilogia dos Manuais elaborados pela CGE, corresponde a instrumentalização do papel pedagógico da Controladoria-Geral, buscando auxiliar os órgãos e entidades da Administração Estadual na adoção de procedimentos e implementação de controles internos que contribuam na regular execução das atividades inerentes ao gerenciamento contratual, patrimonial e concessão de suprimento de fundos, bem como eficiência e eficácia dos serviços prestados à sociedade.

Conforme o Controlador-Geral do Estado Otavio Gomes, foram aprovados três manuais de procedimentos gerais e implementação: Manuais de Adiantamento, Gestão Contratual e Patrimonial que já se encontram disponíveis para consulta no site da CGE www.cge.am.gov.br. A referida Portaria foi publicada no Diário Oficial N. 34.528 de 23 de junho de 2021 entrando em vigor na data de sua publicação.

Os Manuais de Adiantamento, Gestão Patrimonial e Contratual, são fundamentados principalmente em legislações, regulamentos estaduais com indicação de boas práticas do gastos públicos. Conforme o Controlador-Geral Otávio Gomes, essas ferramentas de orientação, partiram da necessidade de condensar as informações legais dispersas sobre cada temática em apenas um documento, possibilitando aos gestores, servidores públicos e qualquer cidadão, o conhecimento de forma mais acessível dos assuntos no âmbito estadual.

A crescente demanda por orientações das Unidades Gestores à Controladoria também colaborou para confecção dos presentes Manuais. Cumpre ressaltar que esses são apenas os primeiros de uma série de instrumentos de orientação que foram planejados para o exercício de 2021.