O advogado Arthur César Zahluth Lins é o Novo controlador e ouvidor geral do Estado do Amazonas

2O novo controlador e ouvidor geral do Estado, Arthur César Zahluth Lins, tomou posse do cargo na segunda quinzena de outubro, conforme o Decreto nº38.316 de 2017. O titular é graduado nas áreas de direito e economia, com especialização em auditoria contábil pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Conforme o Decreto, Lins é responsável pela gestão da Ouvidoria Geral do Estado e pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

A Ouvidoria é uma secretaria que compõe a administração direta do Poder Executivo e tem como função a defesa dos direitos individuais e coletivos contra atos nocivos e omissões da administração pública Estadual. É o órgão gestor das demais ouvidorias existentes na estrutura do Poder Executivo Estadual. A Ouvidoria assegura ao cidadão o exame de suas reivindicações, buscando a melhoria da qualidade no serviço público prestado pelo Governo do Estado. É um canal permanente de comunicação entre o cidadão e o governo do Estado para recebimento de manifestações diversas tais como: pedidos de informações sobre os diversos serviços oferecidos, reclamação, sugestão, reivindicação, elogios e denúncias, além dos pedidos sobre execução financeira e orçamentária do governo.

Em paralelo, a CGE é o órgão do Governo do Amazonas responsável pela supervisão e controle dos padrões de ética e transparência no serviço público e pela coordenação do funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, mediante acompanhamento da gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta.