No Amazonas, e-SIC atendeu mais de 90% dos pedidos de acesso à informação em 2017

Em 2017 o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), no Amazonas, registrou 626 pedidos de informações. Deste total, 582 foram respondidos, o que corresponde a 93% do total das demandas. Em relação a 2016 houve crescimento de 3,5% no volume de solicitações, resultado da interação junto às secretarias e entidades, no âmbito Estadual. O e-SIC é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM).

Os pedidos que ainda aguardam resposta seguem dentro do prazo de atendimento que é de 20 úteis, podendo ser prorrogáveis por mais dez dias.

As principais demandas são referentes aos detalhamentos de serviços públicos, contratos e estrutura de governo. Todo cidadão pode solicitar informações ou esclarecimentos complementares ao conteúdo exposto no Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.am.gov.br) por meio do endereço ‘acessoainformacao.am.gov.br’. Ao fazer o registro, o cidadão pode encaminhar sua demanda diretamente à secretaria pertinente por meio do site.

O Controlador-Geral do Estado, Arthur Lins, informa que nos próximos meses a CGE enfatizará o trabalho junto às secretarias do Estado para garantir o melhor atendimento ao cidadão que solicitar qualquer informação ao Governo do Amazonas. “A orientação do Governador Amazonino Mendes é que o cidadão seja atendido em menor tempo possível e com certeza esse será o foco das atuações. Em 2018 estaremos mais próximos aos demais gestores da esfera Estadual, tanto para tratar sobre o controle interno, quanto para verificar quais as dificuldades enfrentadas no processo de atendimento ao público para que sejam solucionadas”, disse Lins.