No Amazonas, CGE registra economia de R$ 360 mil e amplia produtividade em meio à crise provocada pela Covid-19

Despesas reduzidas estimadas em R$ 360 mil e a continuidade das atividades, assim como da produtividade. Os números foram contabilizados pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) no primeiro semestre deste ano, e se referem aos valores desembolsados para pagamentos de serviços como fornecimento de energia elétrica, tecnologia em informática, compras de materiais, entre outros.

A economia foi decorrente da adesão às atividades na modalidade home office, atendendo ao decreto nº42.061/2020, assinado pelo Governador Wilson Lima, e à Portaria nº14 designada pelo Controlador-Geral do Estado, Otávio Gomes, como medida de prevenção à Covid-19. Somada à diminuição dos gastos, a CGE registrou maior produtividade e rendimento dos trabalhos, com atendimento aos prazos estabelecidos pelo cronograma prévio de ações da secretaria.

De acordo com o Controlador-Geral do Estado, Otávio Gomes, a medida de prevenção adotada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, em conformidade com os órgãos de saúde, foi fundamental para resguardar a saúde tanto dos servidores estaduais, quanto da população em geral. Em paralelo, ele destacou a melhoria da gestão obtida com o maior controle dos gastos. “A medida assertiva adotada pelo Governador Wilson Lima foi pensada na prevenção contra a Covid-19 e em paralelo gerou melhoria na administração pública. Cada órgão estadual com certeza teve redução nas despesas mensais. Na CGE, os trabalhos foram contínuos, tanto nas auditorias das unidades gestoras estaduais, quanto nos atendimentos ao cidadão por meio das ações de transparência e ouvidoria”, disse o Controlador.

Ações

Segundo a Subcontroladora-Geral de Controle Interno, Lúcia Magalhães, a produtividade das sete equipes de auditorias integradas pelos assessores de controle interno foi mantida mesmo por meio de home office.

“Fizemos duas auditorias completas e cumprimos os prazos. Todos em home office. Retornamos às atividades presenciais, de forma híbrida, e prosseguimos com o cronograma de auditorias com previsão de conclusão para o dia 30 de novembro deste ano”, informou. “Dificuldades enfrentamos sim, mas passamos por várias adaptações e conseguimos manter a produtividade”, completou.

Para o Subcontrolador-Geral de Transparência e Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, o período foi desafiador e exigiu adaptações aos atendimentos às demandas de ouvidoria e de transparência.

“Criamos uma rotina para que todos os canais de ouvidoria fossem monitorados efetivamente por cada servidor. Mantivemos um padrão de resposta e encaminhamento dos dados”, informou. “Trabalhamos melhorias no Portal da Transparência que foram reconhecidas por instituições avaliadoras da transparência da Covid-19, e pelo Tribunal de Contas do Estado”, concluiu.

Ouvidoria em números

Na Subcontroladoria-Geral de Transparência e Ouvidoria, foram registrados, de março a junho, mais de 2,6 mil atendimentos ao cidadão, incluindo todos os canais disponíveis (whatsapp, Fala.Br, e-SIC, Fale Conosco/e-mail, telefone), além de atendimentos às demandas dos órgãos de controle externo como Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Estado e Ministério Público Federal.