Manual de Controles Internos está disponível para consultas

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), enquanto órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, está disponibilizando o Manual elaborado pela CGE, direcionado para todos os órgãos e entidades do Estado para que possam implementar controles, disponível para consulta no site da CGE (www.cge.am.gov.br), no link ‘Manuais’.

A CGE é responsável pela orientação e o acompanhamento para a melhoria contínua do controle interno do Amazonas. Mas, cada gestor é livre para estruturar a unidade e provê-la de recursos humanos e materiais, viabilizando condições favoráveis para o desenvolvimento das atividades. Lúcia Magalhães, Subcontroladoria-Geral de Controle Interno, reforça a importância do manual.

“Esse manual é uma orientação de como desenvolver, implementar e avaliar controles internos, são medidas preventivas e corretivas para otimizar e adequar melhor o desenvolvimento das atividades a legislação na busca de melhores resultados”, disse Lúcia.

O Estado tem mais de 120 unidades gestoras, e todas devem aproveitar essas orientações de acordo com suas peculiaridades, adequar o manual e os procedimentos às realidades de cada um. Os controles internos auxiliam os gestores na aplicação dos recursos, contribuindo para que a demanda pública possa ser atendida de forma eficaz e eficiente, assim como em conformidade com os requisitos e regulamentos legais aplicáveis.

Manual Controles Internos  

Tem como objetivo nortear os órgãos e entidades quanto à implantação de controles internos em suas estruturas organizacionais, aplicando, no cotidiano das atividades das unidades públicas, as práticas sugeridas, no propósito de que os resultados obtidos contribuirão para a melhoria do desempenho institucional.