Estudantes entregam propostas para o PPA do Amazonas

foto

Estudantes do ensino superior entregaram à Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) propostas que vão colaborar para o planejamento do Governo do Amazonas para os próximos quatro anos, com foco no Plano Plurianual (PPA) 2020/2023.

As propostas foram feitas com base no que foi debatido na 1ª Conferência Acadêmica de Políticas Públicas, a partir das Câmaras Temáticas que destacaram as áreas da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Segurança Pública e Assistência Social.

O evento, promovido pelos acadêmicos do curso de Administração da Universidade Paulista, com o apoio da Controladoria Geral do Estado (CGE-AM), contou com a participação de mais de 200 estudantes de seis cursos universitários. Foi uma forma de contribuir com o atual governo, que na última terça-feira (21/05), colocou à disposição de todos os amazonenses o aplicativo “Consulta Sociedade” e o site consultasociedade.am.gov.br, visando estimular a participação pública nas propostas para o PPA. Por meio deles, os cidadãos podem sugerir propostas sem nenhuma burocracia.

De acordo com o coordenador do evento, José Marques Júnior, a Conferência conseguiu atender todas as expectativas, com os estudantes focados no bem comum coletivo. “Às vezes a gente critica muito o que está acontecendo, mas não cumpre com a nossa parte. São pequenas ações, são pequenos movimentos. E precisamos, sempre, fazer a nossa parte”, reforçou.

foto1

Durante palestra, a secretária executiva adjunta de Planejamento da Seplancti, Sônia Guerra, destacou a importância do PPA, com diretrizes, objetivos e metas, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Por conta disso, o projeto deve contemplar, entre outras, ações voltadas à criação de emprego e renda.

Segundo o subcontrolador geral de Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, a ideia de levar o poder público para dentro da universidade, foi de grande valia na contribuição da formulação de políticas públicas. “Nosso sentimento é de gratidão por esse processo que nós vivemos, e eu tenho certeza que todos nós saímos dessa conferência ganhando e aprendendo. Foi uma troca muito rica de conhecimento”, finalizou.