Controladoria Geral Participa de Nova Entrevista com a Open Knowledge Brasil Sobre os Novos Desafios da Gestão de Dados do Amazonas no Enfrentamento a Pandemia.

RogerioOtaviol

Na quinta (8), foi realizada uma entrevista para o e-book da Open Knowledge Brasil, sobre o índice de transparência de Covid-19. Os entrevistados contaram o histórico de implantação no estado, como fizeram para buscar soluções e minimizar o impacto de alguns aspectos locais, como distância e dificuldades técnicas, e como estão fazendo estabelecer governança e articulação entre órgãos públicos na organização e divulgação dos dados.

O OKBR fez duas versões do índice em 2020, com acompanhamentos periódicos – e a última divulgação foi referente a dezembro. A instituição prepara uma versão 3.0, considerando também informações sobre a vacinação. O próximo deve sair em maio, quando também deve ser divulgado o e-book em produção.

Fundada em 2013, a Open Knowledge Brasil é uma organização nacional apartidária, sem fins lucrativos, que utiliza e desenvolve ferramentas cívicas, faz análises de políticas públicas, trabalha com jornalismo de dados e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e para que haja uma participação política mais efetiva e aberta.

A Open Knowledge Brasil é um capítulo da Open Knowledge Internacional (OKI), antes conhecida como Open Knowledge Foundation (OKF). A OKI é também uma organização sem fins lucrativos que promove conhecimento livre, fundada em maio de 2004, em Cambridge. Além do Brasil, atualmente a OKI está presente com capítulos ou grupos em mais de 40 países, como a Inglaterra, Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Japão, Espanha, Suécia, Suíça e muitos outros.

Em 21 de agosto do ano passado, o estado do Amazonas chegou pela primeira vez aos 100 pontos no Índice de Transparência da Covid-19, alcançando a liderança do levantamento, compartilhada atualmente com outros quatro estados. Na primeira aplicação, em abril do mesmo ano, a situação era inversa: O Estado do Amazonas obteve apenas 17 ´pontos.

Durante a entrevista o Subcontrolador-Geral de Transparência e Ouvidoria do Estado do Amazonas, Rogério de Sá Nogueira, falou no aumento dos desafios, dada a situação enfrentada pelo Estado do Amazonas nos últimos 6 meses, situação conhecida, massificada e divulgada pelos órgãos de imprensa local e Nacional.

O Controlador-Geral Otávio Gomes disse durante a entrevista, momento que deixou bem clara a posição pessoal do Sr. Governador do Estado, Wilson Lima, quando este recomendou pessoalmente o empenho e total transparência nos dados levantados pela CGE junto aos Órgãos Gestores da Saúde no enfrentamento à pandemia.