Controladoria Geral do Estado orienta cidadão no Dia Internacional de Combate à Corrupção

Controlador-Geral do Estado, Arthur Lins, e
Secretária Executiva de Administração Seilani Almendros,
com a equipe da CGE durante ação contra a corrupção.

Ações de conscientização por meio de apresentações artísticas e distribuição de material informativo marcaram, em Manaus, a mobilização alusiva ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado anualmente no dia 9 de dezembro. A Controladoria Geral do Estado (CGE) atuou durante o evento com o atendimento ao cidadão e o registro eletrônico de suas demandas por meio do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV) e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). A mobilização aconteceu na tarde de sábado (09/12), no Largo São Sebastião, no Centro, zona sul da capital.

O movimento, capitaneado pela Controladoria-Geral da União no Amazonas (CGU-Regional/AM), contou com uma programação cultural envolvendo apresentação de cantores locais. Em paralelo, servidores da CGE distribuíram materiais informativos sobre os serviços disponibilizados à população como o e-OUV, que permite que o cidadão registre manifestos em caso de satisfação, ou ainda, descontentamento, em relação aos serviços públicos estaduais; e também sobre o SIC, que permite que o usuário solicite informações públicas.

De acordo com o controlador-geral do Estado, Arthur Lins, a ideia é que o Governo do Estado esteja mais próximo ao cidadão e para isso, a Controladoria firmou parceria com a CGU com a disponibilização do e-OUV, canal para atendimento ao cidadão. O controlador também enfatizou a importância do combate à corrupção.

“Este dia é importante para todos nós. A corrupção é um mal que assola ao município, ao Estado e à União. Que possamos trazer, por meio de nossos esforços, uma nova realidade à população e mostrar que todos nós trabalhamos no combate à corrupção. Trabalhamos para que cada vez mais os recursos estejam à disposição de quem necessita”, disse Lins.

O industriário Eduardo Amorim, 36, aproveitou a oportunidade e destacou a importância de ter canais para registrar insatisfações e auxiliar na melhoria na prestação de serviços. “Conheci o e-OUV durante este evento e agora sei a quem posso recorrer em caso de reclamações”, afirmou.

A superintendente da CGU-AM, Mona Lisa Benevides, falou sobre a necessidade do combate à corrupção e afirmou que os ensinamentos podem e devem iniciar no ambiente familiar. “A corrupção acontece nas mínimas situações, nos comportamentos diários, quando o cidadão tenta se beneficiar através de meios ilícitos, que muitas vezes é a forma mais fácil para resolver uma situação. É importante combatermos e estarmos atentos a essas práticas”, afirmou.

O dia internacional de combate à corrupção, instituído no dia 9 de dezembro, marca a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida em 2003, na cidade de Mérida (México), da qual o Brasil e mais 101 países foram signatários.

 

Controlador-Geral, Arthur Lins, concede entrevista sobre a importância do Dia Internacional Contra à Corrupção.

Servidores em atendimento ao cidadão durante o evento.

Registro de manifestos através do sistema e-OUV.

O evento cultural contou com a participação de artistas locais.

Fotos: Priscila Caldas