Controladoria-Geral do Estado do Amazonas realiza Encontro de Gestores para o Fortalecimento do Sistema de Controle Interno da Administração Pública

P1160495P1160561 P1160545

 

A cerimonia reuniu um grande número de gestores da administração pública direta e indireta, lotando o auditório da Casa Civil.

 

A Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), realizou nesta segunda-feira,(21-03), na sede do Governo do Estado, por meio de sua Subcontroladoria de Controle Interno, o evento denominado, “Encontro de Gestores para o Fortalecimento do Sistema de Controle Interno”.

Durante o Encontro de Gestores, o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, palestrou sobre o fortalecimento do controle interno da administração pública.

“O controle externo, como é no Tribunal, não existe para valer se não houver controle interno de qualidade. Pode haver um grande esforço de se fazê-lo, mas se o controle não funcionar, o externo sempre ficará aquém”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, que parabenizou a CGE pelo encontro.

O evento contou, ainda, com a premiação de cinco órgãos da administração direta e indireta, devido ao desempenho de boas práticas no controle interno. Foram premiados a Secretaria Estadual da Fazenda, a Polícia Civil do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, Companhia de Desenvolvimento do Amazonas, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

P1160564P1160551P1160557

 

Segundo o Controlador-Geral, Otavio Gomes, “homenagear os gestores que mais apoiam as atividades de controle interno, é de suma importância, pois incentiva cada vez mais as boas práticas na administração pública. Nosso compromisso é, e  sempre será, o de reconhecer os dirigentes públicos que no esforço contínuo buscam a qualidade no serviço que prestam à população. Como disse o nosso palestrante que muito nos honrou com suas palavras. “O controle externo, como é no Tribunal de Contas, não existe para valer se não houver controle interno de qualidade”, palavras do Presidente do TCE- Já estivemos muito lá atrás, e acredito que estamos avançando bastante com apoio do nosso governador Wilson Lima” Disse Otávio Gomes.

A Subcontroladora de Controle Interno da CGE, fez um breve relato dos avanços alcançados nessa nova fase e no governo Wilson Lima. Entre as propostas para o ano de 2022 segundo a Dra. Lucia de Fátima Magalhães, estão: “A implementação do plano de gestão de riscos no âmbito da CGE/AM, o apoio à criação de programa de integridade (MPAM, SENDECTI/HPS JÕAO LUCIO), a publicação de manuais e cartilhas, a continuidade das ações de auditorias e monitoramento das determinações e recomendações dos órgãos de controle e a promoção de capacitação em parceria com a SEAD”, adiantou a Subcontroladora da CGE,  Lúcia Magalhães.