CGE reúne órgãos para estruturar controle interno no Amazonas

Reunião Controle Interno
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) reuniu representantes de órgãos e entidades do Estado para dar andamento ao plano de estruturação das unidades de controle interno na esfera estadual. A proposta do trabalho é sistematizar os procedimentos de controle em todo o Estado e, como resultado, garantir a melhor aplicação dos recursos públicos e contribuir para a retomada do equilíbrio fiscal. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no dia 24 de julho.

O controlador-geral do Estado, Alessandro Moreira, conduziu o encontro e informou sobre as frentes de trabalho adotadas pela CGE, entre elas a elaboração de manuais de auditoria, abordando procedimentos gerais de controle interno, e específicos, como por exemplo, área de licitação, patrimônio, pessoal, entre outros. 

“A previsão é que até o final do mês de agosto o manual de controle interno e alguns outros sejam concluídos e liberados para as secretarias. É necessário que os órgãos trabalhem com base em indicadores medindo o desempenho do que está sendo feito, se apresenta bons resultados. Para isso, é preciso construir procedimentos por meio de metodologias e a CGE auxiliará nesse processo”, garantiu o controlador. “A efetiva atuação do controle interno nos órgãos é imprescindível para a correta aplicação dos recursos públicos e a manutenção da prestação dos serviços”, completou.

Segundo a subcontroladora-geral de controle interno, Lúcia Magalhães, a partir do próximo mês, além do auxílio às secretarias, a CGE ainda iniciará um cronograma de auditorias, nos órgãos. “Paralelo a esses trabalhos queremos elaborar um roteiro para implantação do programa de integridade pelas empresas que contratam com a administração pública, programa de integridade dos órgãos e ainda, um grupo de discussão técnica com os controles internos. A ideia é realizar reuniões mensais para a troca de informações”, informou.
Controle Interno