CGE orienta que Órgãos Públicos apresentem Carta de Serviços ao Cidadão
Dando continuidade às ações do Sistema Estadual de Ouvidorias (Se-OUV), a Controladoria- Geral do Estado (CGE), reúne nesta quarta-feira, 03, os servidores do Governo, no auditório da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (SEAD), no Aleixo, com o objetivo de orientá-los sobre a elaboração da Carta de Serviços, destinada aos usuários dos serviços públicos do Amazonas.
O Controlador-Geral do Estado, Alessandro Moreira, explica que a Carta de Serviços é um documento que todos os órgãos devem possuir para informar aos cidadãos quais os serviços prestados, como acessar e obter esses serviços, além de apresentar quais são os compromissos e os padrões de atendimento. “É uma das maneiras que o Governo encontrou de priorizar a população, não apenas facilitando o acesso, mas, também, garantindo rapidez no atendimento. É compromisso aliado com transparência”, afirma.
Em março, a Carta de Serviços da CGE foi publicada no site institucional www.cge.am.gov.br, e, desde então, tem permitido que o cidadão saia de casa sabendo o que pode fazer para acessar os seus serviços. Nela, três canais de atendimento são apresentados, para serem utilizados de forma virtual: Fale Conosco (dúvidas); e-Ouv (manifestações de ouvidoria: solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios); e-Sic (solicitações de acesso à informação). Mas, também, há informações de como chegar até a sua Ouvidoria, caso o usuário prefira atendimento presencial.
Para o Subcontrolador-Geral de Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, o encontro vai permitir que sejam tiradas todas as dúvidas referentes aos documentos, a fim de que não haja dificuldade no entendimento dos usuários. “Quando a Carta de Serviços é disponibilizada de forma correta, as pessoas tem mais condições de conhecer e exigir seus direitos”, explica.
Durante o encontro, os participantes também serão instruídos sobre o Manual de Procedimentos de Ouvidoria e, ainda, terão oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a estruturação e atuação das Ouvidorias.
Por: Núbia Pereira.