CGE capacita servidores do Estado em Curso Auditoria Governamental ‘Atuação da Unidade de Controle Interno’

Dr AlessandroA Controladoria-Geral do Estado (CGE) iniciou, na quarta-feira dia 9 de outubro, o Curso Auditoria Governamental – Módulo 1 “Atuação da Unidade de Controle Interno”. O conteúdo será ministrado em três etapas, todas no mês de outubro, com o objetivo de orientar os servidores estaduais quanto à estruturação das unidades de controle interno nos órgãos estaduais.

O treinamento segue as determinações do governador Wilson Lima, e acontece por meio de parceria com a Secretaria de Administração e Gestão (Sead), com aulas na Escola Governar, localizada no conjunto Morada do Sol, Aleixo, zona centro-sul.

O controlador-geral do Estado, Alessandro Moreira, abriu os trabalhos e explicou que o curso dá continuidade ao cronograma de estruturação do controle interno em todos os Órgãos do Estado. Ele salientou a importância da capacitação do servidor para a execução das ações de controle.

“Durante o curso, os servidores perceberão que diversas ações de rotina são tarefas de controle já exercidas. É o início de um processo de aprendizado que vai perdurar com treinamentos mais aprofundados, específicos sobre matriz e auditoria de riscos, auditorias operacionais. O primeiro passo acontece junto com o ‘Manual de Auditoria Interna Governamental’ e o ‘Manual de Orientação para Implantação das Unidades de Controle Interno’ padronizando todos os processos de controle interno”, explicou.
De acordo com a subcontroladora-geral de Controle Interno, Lúcia Magalhães, a proposta do curso é promover uma troca de experiências entre os participantes e os instrutores da CGE.

“É um processo de construção e o curso acontece com o intuito de auxiliar os servidores através de troca de experiências. Conversamos sobre as atividades de controle interno; como desenvolver os procedimentos de controle. E, na próxima semana  vamos tratar sobre análise de risco concomitantemente com o conteúdo do manual para trocarmos ideias”, disse.
Para a participante do curso, ouvidora da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Jakqueline Dantas, os treinamentos promovidos pela CGE para capacitação em controle interno são fundamentais para o desenvolvimento das atividades.

“Os cursos agregam conhecimento em uma área muito essencial aos Órgãos e que recebe muita cobrança pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). As secretarias estaduais estão se preocupando, tendo cuidado e trabalhando a parte técnica. Vemos que estão buscando simplificar o processo”.

Dra Lúcia palestrandoDSCN5322 DSCN5326  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tereza palestrandoCGE e SEAD DSCN5332