Mecanismos de transparência e controle social exercidos no Amazonas são apresentados em Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

WhatsApp Image 2019-08-21 at 09.50.06

O papel da Controladoria-Geral do Estado (CGE) enquanto Órgão que trabalha pela melhoria constante dos mecanismos de transparência e de controle social, no Amazonas. Essa foi a base da explanação feita pelo Subcontrolador-Geral de Transparência e Ouvidoria da CGE, Rogério de Sá Nogueira, durante a consulta setorial promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na terça-feira, dia 20 de agosto.

O encontro teve início no dia 19 e encerra na quarta-feira, dia 21, com apresentações por meio de painéis temáticos. O tema abordado no segundo dia foi Transparência e Controle Social. O evento reuniu a sociedade civil e agentes governamentais para uma discussão sobre os desafios e as soluções integradas para a aceleração da agenda 2030 e o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Para o Subcontrolador, é importante que o Amazonas possa qualificar a governança com base no desenvolvimento sustentável. Rogério de Sá Nogueira falou sobre os mecanismos de transparência utilizados pelo Governo do Estado e ressaltou os esforços concentrados pelo Órgão com foco na melhoria da qualidade da divulgação dos dados à população, com maior transparência. “A CGE busca proximidade ao cidadão para entender as principais dificuldades e para isso, desenvolvemos projetos, como por exemplo a Ouvidoria Itinerante, que é um instrumento de escuta presencial, de amplo alcance às comunidades longínquas”.

WhatsApp Image 2019-08-21 at 09.46.431Reunião