CGE-AM divulga Manuais para orientar ações de Controle Interno e de Ouvidoria no Estado

DSCN4307

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-AM) reunirá os gestores do Governo do Amazonas para oficializar os Manuais de Controle Interno e Ouvidoria. Os documentos nortearão os trabalhos desde a estruturação até a forma de atuação nas unidades de ouvidoria e de controle interno de cada Órgão. A proposta é proporcionar uma gestão mais efetiva e transparente, com a consequente redução nos gastos públicos e melhor prestação dos serviços. O lançamento acontecerá na terça-feira (24/09), no auditório da sede do Governo, às 9h.

O “Manual de auditoria interna governamental” e o “Manual de orientação para implantação das unidades de controle interno” norteiam as ações de auditoria interna e também auxiliam os gestores na estruturação dos setores de controle interno.

Da mesma forma, o “Manual de Procedimentos de Ouvidoria” aborda questões como as funções, a estrutura física da ouvidoria, profissionais e perfis, orientações para o bom atendimento, tratamento das manifestações, a Lei de Acesso à Informação (LAI) e Pesquisa de Satisfação e Carta de Serviços.

De acordo com o controlador-geral do Estado, Alessandro Moreira, a criação de unidades de fiscalização dentro dos Órgãos estaduais atende à recomendação do Tribunal de Contas do Estado e ao anúncio feito pelo governador Wilson Lima. “É necessário que os Órgãos trabalhem com base em indicadores, medindo o desempenho do que está sendo feito, para obterem bons resultados. Para isso, é preciso construir procedimentos por meio de metodologias, e a CGE auxiliará nesse processo”, garantiu o controlador-geral. “A efetiva atuação do controle interno nos Órgãos é imprescindível para a correta aplicação dos recursos públicos e a boa prestação dos serviços”, completou.