CGE-AM divulga manuais para fortalecer controle interno e ouvidoria no Estado

AuditórioA Controladoria-Geral do Estado (CGE-AM) reuniu, na terça-feira dia 24 de setembro, os gestores estaduais para lançar os Manuais de Controle Interno e Ouvidoria. A proposta é estabelecer uma padronização nos procedimentos de controle interno e de atendimento ao cidadão, em todos os órgãos do Governo do Amazonas. O uso dos manuais contribui para o fortalecimento das políticas de governança e transparência. A reunião ocorreu na sede do Governo do Estado, na avenida Brasil, Compensa 2, zona oeste.

Os gestores do Governo do Amazonas contam, a partir de agora, com o auxílio do “Manual de auditoria interna governamental” e do “Manual de orientação para implantação das unidades de controle interno”, que apresentam orientações para todas as etapas dos trabalhos nas unidades de controle interno, desde a estruturação até o passo a passo para a realização das auditorias internas.

Enquanto o “Manual de Procedimentos de Ouvidoria” apresenta a forma de organização das ouvidorias, até a recepção do cidadão e o tratamento das manifestações. Conceitos da Lei de Acesso à Informação (LAI), Pesquisa de Satisfação e Carta de Serviços, também fazem parte do documento facilitador.

De acordo com o controlador-geral do Estado, Alessandro Moreira, a padronização nas etapas de trabalho seguem a orientação do governador Wilson Lima e as recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Ele afirma que a adesão à metodologia torna os processos mais transparentes e melhora a capacidade de gestão do Governo do Amazonas. “Os manuais estabelecem a uniformização dos procedimentos. Agora, vamos atuar para a capacitação dos órgãos acompanhando e monitorando a implantação das unidades de controle interno. Esse trabalho gera uma gestão mais efetiva e transparente, com a consequente redução nos gastos públicos e melhor prestação dos serviços”, explicou o controlador.

Segundo a subcontroladora-geral de Controle Interno, Lúcia Magalhães, a utilização dos manuais permite a criação de uma identidade em relação à auditoria, no Estado. Ela explica que as auditorias realizadas em todas as secretarias seguirão a mesma metodologia. “A expectativa é que possamos aperfeiçoar cada vez mais o sistema de controle interno no Amazonas. Ao contribuirmos com o serviço de auditoria, ajudamos para que o Amazonas tenha melhorias na prestação dos serviços públicos”, informou.

Os manuais estão disponíveis no site da CGE no endereço www.cge.am.gov.br.

 

MesaPúblico 1Público 2Convidados editada