Servidores estaduais são capacitados em Português Jurídico em curso promovido pela CGE-AM
O treinamento, conduzido pelo professor Eduardo Sabbag, aprimora a comunicação jurídica e fortalece a qualidade no serviço público.
O Governo do Amazonas, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-AM), promoveu entre os dias 18 e 22 de novembro o curso “Português Jurídico para Órgãos Públicos”, direcionado aos servidores estaduais. A capacitação foi ministrada pelo jurista e doutor em Língua Portuguesa, Eduardo Sabbag, reconhecido nacionalmente por sua atuação em treinamentos voltados ao setor público.
Realizado no auditório da Casa Civil, o curso reuniu servidores da CGE-AM, SEAD, SEFAZ, SEDUC, SES, CIAMA e Imprensa Oficial, totalizando uma carga horária de 12 horas. Entre os temas abordados estavam ortografia, gramática, técnicas de escrita e aspectos específicos da linguagem jurídica, com o objetivo de promover maior clareza e precisão na comunicação oficial.
Para o professor Eduardo Sabbag, é fundamental que todos os servidores do Estado do Amazonas tenham domínio da linguagem técnica do direito, a linguagem jurídica, uma vez que os atos oficiais não podem dispensar a correção das palavras e as correções nas construções sintáticas para que o Estado possa estabelecer uma comunicação eficiente. “Esse curso vem capacitar os servidores para que promovam essa linguagem eficiente, clara, de acordo com a norma padrão, capaz de estabelecer um relacionamento transparente, claro, entre o Estado e os cidadãos.”, disse.
O controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano, idealizador da iniciativa, destacou a importância da ação para a melhoria contínua do serviço público. “A qualificação dos servidores é um dos pilares da nossa gestão. Este curso demonstra o compromisso do Governo em proporcionar ferramentas que aumentem a eficiência e a qualidade na administração pública.”, finalizou.
A CGE-AM segue firme no propósito de promover ações que valorizem e capacitem os servidores estaduais, contribuindo para uma gestão pública de excelência.