Reunião técnica aborda temas como Compliance, LGPD e Transparência na sede do Governo

Em outubro a CGE promoverá mais um evento sobre tema

A Controladoria Geral do Estado (CGE) realizou nesta quarta-feira (20/09), reunião técnica de diagnóstico sobre Compliance, LGPD e Transparência para as Unidades Gestoras do Estado do Amazonas. O encontro aconteceu na sede do Governo e contou com a participação do controlador-geral, Jeibson Justiniano, da subcontroladora-geral de Controle Interno da CGE, Lúcia Magalhães, do assessor técnico da SGTO, Robson Carvalho, além de secretários, dirigentes e servidores das unidades de Controle Interno e Ouvidorias estaduais.

O controlador-geral agradeceu a presença de secretários de Estado que prestigiaram o evento e disse que a CGE vem se esforçando em realizar eventos em caráter de encaminhamentos técnicos para demonstrar a realidade enfrentada e orientar as Unidades.

“Temos os novos desafios impostos pela cidadania digital e pela governança digital. Já avançamos muito, mas ainda precisamos avançar mais para estarmos alinhados aos programas de conformidade e cumprimento das regras da LGPD e Compliance conforme a legislação do nosso Estado.”, disse Jeibson.

A subcontroladora-geral de Controle Interno, Dra. Lúcia Magalhães, falou sobre a importância de as unidades do governo avançarem nos seus programas de Compliance e LGPD. “A CGE mais uma vez organiza esse evento na busca da orientação preventiva contribui para que as Unidades avancem nos seus programas relacionados aos temas do evento, para que o Poder Executivo dê retorno à sociedade.”, disse Lúcia Magalhães.

O encontro contou ainda com a palestra do Prof. Dr. Fabrício Polido (UFMG) e Profa. Dra. Thaisa Batista Franco que abordaram o tema Governança de Dados entre direitos informacionais.

“Esse encontro é uma demonstração de como o Estado do Amazonas tem mostrado como é possível atender os pedidos de informação de acordo com a Lei de Acesso à Informação sem ter que desrespeitar a Lei Geral de Proteção de Dados. Esse equilíbrio é importante, pois essas leis não são conflitantes.”, afirmou Prof. Fabrício Polido.

A Profa. Dra. Thaisa Batista Franco elogiou a iniciativa da Controladoria Geral do Estado. “Eventos como este, já é o segundo que participo junto à CGE, representam um marco de disrupção, de inovação e de integração das novas tecnologias sempre na intenção de trazer inovação e excelência ao Estado do Amazonas”, concluiu.

Esse é o segundo evento da CGE este ano, que tem como objetivo dialogar com as unidades sobre as dificuldades em relação ao Controle Interno e aos desafios de transparência.

FOTOS: Arthur Castro / CGE