Pela primeira vez em Itacoatiara, Ouvidoria Itinerante é sucesso de público

A iniciativa aproxima o Estado da população e promove diálogo direto entre governo e cidadãos

O Governo do Amazonas, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), realizou neste sábado (20/04) a primeira edição da Ouvidoria Itinerante no município de Itacoatiara, distante 176 quilômetros de Manaus. O evento, sediado na Escola Municipal Jamel Amed, no centro da cidade, foi um verdadeiro sucesso, reunindo diversos órgãos governamentais e proporcionando uma série de serviços à população.

A Ouvidoria Itinerante é um programa inovador que visa ampliar a participação cidadã e estabelecer um canal de comunicação aberto e transparente entre o Estado e os cidadãos, permitindo a escuta ativa dos usuários dos serviços públicos. Idealizada pela Controladoria-Geral do Estado, a iniciativa contou com o apoio de várias instituições governamentais, destacando o compromisso do Governo com a transparência, a inclusão e a equidade.

O controlador-geral Jeibson Justiniano aproveitou para agradecer a todos os órgãos participantes, enfatizou o sucesso do evento e agradeceu ao governador pela iniciativa. “A primeira edição da Ouvidoria Itinerante em Itacoatiara foi um sucesso, refletindo o compromisso contínuo do governador Wilson Lima com a participação cidadã e o atendimento às demandas da sociedade.”, declarou.

O subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria, Albefredo Melo de Souza Júnior, ressaltou a importância de levar a Ouvidoria diretamente à população. “A Ouvidoria Itinerante é uma iniciativa crucial para garantir que todos os cidadãos, que muitas vezes estão distantes dos grandes centros, tenham voz e acesso aos serviços essenciais do governo.”, afirmou.

Durante o evento, os cidadãos tiveram a oportunidade de acessar uma variedade de serviços oferecidos pelos órgãos participantes. O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) ofereceu cortes de cabelo, massagem e esmaltação de unhas, enquanto a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) forneceu orientações e informações sobre o programa social Crédito Rosa. Além disso, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou a emissão de documentos importantes, como a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e a Carteira de Identificação Nacional da Pessoa com Espectro Autista (Ciptea).

A ação contou com ainda a participação de diversos órgãos governamentais, incluindo o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (Sect), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg).

A Ouvidoria Itinerante em Itacoatiara marca o início de uma série de edições que serão realizadas em diferentes municípios do estado. O evento também contou com a presença da secretária da SEJUSC, Jussara Costa, da secretária da SECT, Renata Mustafá, do deputado Estadual, Thiago Abrahim e do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim.