Governo do Estado leva Ouvidoria Itinerante para Itacoatiara

A ação visa promover um diálogo direto com a sociedade local e prestará diversos serviços à população

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), leva neste sábado (20/04), para o município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) o projeto de Ouvidoria Itinerante. A ação acontecerá na Escola Municipal Jamel Amed, centro do município, das 9h às 12h.

A Ouvidoria Itinerante é um programa que busca ampliar a participação cidadã e promover um diálogo direto entre o Estado a população, proporcionando um canal de comunicação aberto e transparente para a escuta ativa dos usuários dos serviços públicos. Idealizada pela Controladoria-Geral do Estado, a ação contará com a parceria de vários órgãos governamentais e oferecerá uma série de serviços à população.

O controlador-geral, Jeibson Justiniano, destacou que a iniciativa reflete o compromisso contínuo do governo com a transparência, a participação cidadã e o atendimento às demandas da sociedade. “Levar a Ouvidoria para as comunidades é essencial para promover a inclusão e a equidade. É uma oportunidade para os cidadãos se fazerem ouvir e contribuírem ativamente para a construção de um Estado mais justo e democrático.”, disse.

O subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria, Albefredo Melo de Souza Júnior, ressaltou a importância da Ouvidoria estar mais próxima da população. “Estamos comprometidos em garantir que todos os cidadãos tenham voz e acesso aos serviços essenciais do governo e por isso, estamos indo para o interior promover um diálogo direto entre o governo e a população”, disse.

As instituições que estarão participando da atividade são o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (Sect), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg)

SERVIÇOS OFERECIDOS
CGE: Audiência Pública para escuta ativa da população
Cetam: Corte de cabelo, massagem e esmaltação de unha.
Seas: Orientações e oferta do programa social Crédito Rosa
Sejusc: Emissão de documentos como a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteira de Identificação Nacional da Pessoa com Espectro Autista (Ciptea), Passe Intermunicipal (Passe Legal), e declaração para 2ª via de Certidão de Nascimento, com encaminhamento para o Cartório de Registro Civil.
DPE: Orientação e informação relacionadas aos serviços da Defensoria.
Sect: Orientação e informação relacionadas aos assuntos fundiários, documentação e procedimentos necessários para cada tipo de regularização.
Anoreg: Orientação de serviços cartorários.

Canais de atendimento de Ouvidoria
Atendimento presencial: Edifício Amazon Trade Center, rua Franco de Sá, 270, bairro São Francisco.
E-mail: ouvidoria@cge.am.gov.br
Horário de atendimento: 8h às 14h