Governo do Amazonas promove o I Encontro Estadual de Controle Interno do estado e homenageia secretarias e órgãos pelas boas práticas e transparência

Evento segue até esta quinta-feira (11/05) com palestras sobre o funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, Governança e Integridade Estadual

O Governo do Amazonas, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-AM), iniciou, nesta quarta-feira (10/05), o I Encontro Estadual de Controle Interno, com o objetivo de debater sobre o funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo. O evento segue até esta quinta-feira (11/05), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Durante os dois dias serão abordadas palestras sobre o funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo e temas como Governança e Integridade Estadual, Proteção de Dados, Auditoria Governamental e Controle Social.  “A ideia do encontro é tentar criar um canal de divulgação e do trabalho que está sendo desenvolvido pela Controladoria Geral, e o trabalho da CGE com o controle interno de todas as unidades”, disse o controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano.

O controlador-geral também explicou que está sendo implementado um selo de reconhecimento para as secretarias e órgãos que forem destaque nas boas práticas na prestação de contas e transparência no estado. “Hoje está sendo anunciada a publicação de uma portaria da CGE para a criação de um selo de reconhecimento de todos os controles internos que estão caminhando bem com toda a parte da legislação e da parte de prestação de contas também. Isso vai criar um estímulo para as boas práticas na administração pública e no trabalho do controle interno”.

Representando o governador Wilson Lima na solenidade, o secretário da Secretaria de Governo (Segov), Sérgio Litaiff Filho, explicou que esse trabalho vem sendo executado desde o primeiro mandato do governador com tomada de decisões assertivas e que garantem segurança jurídica no estado.

“É um tema de extrema importância para o estado e para a administração pública, que é a implementação do controle interno. É uma ferramenta que é imprescindível para qualquer gestor e ordenador de despesa porque traz a possibilidade de nós, secretários, mitigarmos riscos e tomar decisões com assertividade e segurança jurídica. Essa é uma política que o governador vem implementando desde o primeiro ano de seu mandato, e que hoje a gente tem um controle interno mais robusto dentro da administração pública”.

Iniciativa aprovada

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, destacou a importância do encontro para melhorar os controles internos do estado.  “O controlador Jeibson chega na Controladoria já pondo uma marca de muita seriedade no trato da questão do controle interno, que é essencial para o sistema de controle de uma forma geral para a administração pública. O controle externo só consegue êxito, ou os melhores resultados, se o controle interno funcionar adequadamente, e eu vejo com muita importância mais essa iniciativa no sentido de melhorar os controles internos do estado, e claro, de toda a administração pública do Amazonas”, ressaltou Érico Desterro.

 Homenagens

Como parte da programação de abertura do Encontro, foi realizada a entrega de Placas de Homenagem aos gestores das unidades estaduais que se destacaram nas boas práticas do Controle Interno. Entre os homenageados estão, o Chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, sendo representado pela secretária Executiva da Casa Civil, Maria Goreth dos Santos Vieira; o secretário estadual Fabrício Rogério Cyrino Barbosa, da Secretaria de Administração e Gestão (SEAD); diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gerson Antônio dos Santos Mourão; o diretor-presidente da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), René Levy Aguiar; o diretor-presidente da Imprensa Oficial, João Ribeiro Jr; o diretor do Hospital Infantil Dr. Fajardo, Aly Nasser Abrahim Ballut.

Estiveram presentes no evento, os secretários de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira; Cidades e Territórios (Sect), João Coelho Braga; a diretora da Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales; o diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AM), Jalil Fraxe; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aluizio Barbosa.

FOTOS: Antonio Lima / Secom

Texto: Alessandro Bandeira / SECOM