Controladoria-Geral do Estado reforça compromisso com a integridade e o combate à corrupção

O tema foi discutido em seminário, que reuniu autoridades para debater estratégias de fortalecimento da transparência na gestão pública

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-AM) participou do Seminário “Integridade em foco: Desafios e perspectivas do combate à corrupção em 2025”, realizado na sexta-feira (21/02), no auditório da Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM).

O evento contou com a participação do Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, e reuniu autoridades locais e especialistas na área de controle e transparência pública.

O Controlador-Geral do Estado, Jeibson dos Santos Justiniano, foi um dos palestrantes do seminário e abordou o tema “Estado Constitucional Cooperativo como modelo de combate à corrupção”. Em sua fala, destacou o trabalho do governo para fortalecer as políticas de integridade e transparência na administração pública estadual.

                                                           

“O combate à corrupção não pode ser um esforço isolado. É fundamental que haja uma atuação coordenada para garantir uma gestão pública cada vez mais eficiente e transparente e isso é o que temos feito”, afirmou Jeibson Justiniano.

O Ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, ressaltou a relevância do debate e a necessidade de integração com os parceiros nos estados e nos municípios. “Estamos aqui, aqui trabalhando com a PGE e a CGE, com a superintendência da CGU no Amazonas, em conjunto, para que a gente possa oferecer à população um estado mais íntegro.”, detalhou Vinícius Marques.”, destacou o Ministro.

Além do Controlador-Geral do Estado e do Ministro da CGU, o seminário contou com palestras do secretário Federal de Controle Interno, Ronald Balbe, que falou sobre a integração entre os órgãos de controle, a efetividade das auditorias e fiscalizações, além dos principais projetos e desafios do controle interno e da procuradora do Estado do Amazonas e Diretora da Escola Superior de Advocacia Pública da PGE-AM, Heloysa Simonetti Teixeira, que falou sobre o papel das Procuradorias-Gerais no desenvolvimento de ações de integridade no setor público.

                             

FOTOS: Alex Pazuello/Secom