Controladoria-Geral do Estado Realiza Reunião Técnica com Unidades de Controle Interno

P1200910P1200940P1200933P1200887P1200876P1200920

A Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), por meio da Subcontroladoria-Geral de Controle Interno, realizou na quarta-feira (22/06) mais uma reunião técnica com gestores de controle interno do Estado. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) e teve a presença da maioria das Unidades Gestoras (UGs) do Estado do Amazonas.

Com o objetivo de esclarecer sobre o funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, durante cerca de duas horas, a subcontroladora-geral, Lucia de Fátima Ribeiro Magalhães, falou e dirimiu dúvidas, explicando como o controle interno pode melhorar e contribuir com a administração pública.

Uma novidade anunciada na reunião técnica foi a de que podem constar, a partir de agora, nos relatórios finais das UGs, as chamadas Boas Práticas, dado que elas demonstram o comprometimento da gestão na melhoria de suas unidades e do serviço público de forma geral.

Como exemplo de boas práticas, foi apresentado, durante a reunião, o relato do delegado Jonny Clay Rodrigues, responsável pelo controle interno da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Segundo ele, a economia de combustível e a compra de peças para viaturas em manutenção representaram uma redução significativa de gastos com esses itens e ganho de tempo no trabalho desenvolvido pelo órgão de segurança.

A subcontroladora-geral Lucia Magalhães lembrou que, no mês de março deste ano, cinco gestores receberam da CGE placas pelo incentivo ao controle interno de suas unidades, e enfatizou que a honraria não constituía um prêmio para a unidade gestora, mas para os gestores que apoiam e incentivam o controle interno. Naquela ocasião, o secretário da Fazenda, Alex Del Giglio, recebeu a placa como forma de incentivo.

Também presente, o controlador-geral Otávio Gomes agradeceu a presença de todos que compareceram à reunião técnica com gestores de controle interno, reforçando a importância de boas práticas na administração pública.

Lucia Magalhães apresentou ainda, durante a reunião, os vários servidores da CGE, que formam sete equipes. Todos ficam com um grupo de UGS para auditar, normalmente do mesmo segmento. Há equipes com foco em unidades da educação, da área da saúde, da segurança e de órgãos de governo ligados à infraestrutura, para citar alguns.

Todas as equipes desenvolvem ações de auditoria, entretanto algumas concentram outras atividades. Uma das equipes é responsável pela elaboração do Plano Anual de Auditoria e de Manuais, e outra elabora o Relatório das Contas do governador.

Ao final da reunião, Lucia Magalhães agradeceu a participação de todos os participantes, em especial o secretário de Administração e Gestão, Fabricio Barbosa, pelo apoio na realização da reunião técnica, e se colocou à disposição na sede da CGE para dirimir dúvidas e ajudar gestores e servidores que queiram procurar o órgão controlador.