Controladoria-Geral do Estado Realiza Palestra do Novembro Azul com Médico Euler Ribeiro em Parceria com a Sefaz.

 

 

 

Nov azul 3NOV azul 4

NOV azul 2 JPNOV azul 1

 

Diversas doenças além das relacionadas ao câncer de próstata e como envelhecer com qualidade de vida, somadas a dieta amazônica, foram abordas pelo médico palestrante.  

Servidores das duas instituições participaram interagindo o tempo todo.

Na manhã de quarta-feira (17-11) a Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE), em parceria com a Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) em comemoração ao  Novembro Azul, trouxe para palestrar sobre a Saúde do Homem, o médico geriatra e Reitor da Fundação Universidade da Terceira Idade (FUnati), Dr. Euler Ribeiro.

Servidores da CGE e da Sefaz puderam ter uma exata noção de diversas doenças que acometem o sexo masculino e feminino, em especial ao câncer da próstata já que estamos no Novembro Azul, mês em que se trata desse tipo de enfermidade nos homens. Muitas servidoras também relembraram momentos do outubro rosa e as muitas doenças que acometem o sexo feminino, entre elas, o câncer de mama e do colo uterino.

Por quase duas horas, o médico Dr Euler Ribeiro interagiu com os servidores participantes, que puderam fazer perguntas tirando todas as dúvidas e conhecendo diversas técnicas de prevenção  empregadas para evitar o câncer da próstata, entre outras doenças desencadeadas a partir da idade tardia.

Para o Controlador-Geral do Estado,  Otavio Gomes, a palestra atingiu seu objetivo e serviu para demonstrar o quanto devemos voltar a nossa atenção aos servidores, em especial  os do sexo masculino nesse mês do Novembro Azul, pois até por uma questão cultural, o homem resiste em realizar o exame de toque retal, uma vez que simplesmente o exame de sangue denominado PSA, não tem a capacidade de detectar o câncer de próstata. “ A CGE participa ativamente das estratégias de conscientização oficiais, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e agora com Novembro Azul. Nessa parceria com a SEFAZ, estamos conseguindo atingir um número muito maior de servidores. A prevenção é boa para o estado e, principalmente, para a longevidade das pessoas, e dos homens que são mais reticentes em procurar ajuda médica,”ponderou  o controlador.

Para o Secretário administrativo da Sefaz, Alexandre Siqueira, a palestra enriqueceu muito o conhecimento dos servidores pois mitos e tabus foram abordados de forma bem simples.

 O médico Euler Ribeiro, abordou diversas doenças e falou como evitar a diabete, as doenças cardiovasculares, atribuindo o  estresse, álcool o fumo e outras drogas como causadores principais do câncer de próstata. Como envelhecer com qualidade de vida e dieta amazônica ? foram outros ítens da palestra. “ Envelhecer é um privilégio e, envelhecer com saúde, depende de nossa alimentação e atitude, finalizou o médico.