Controlador Geral Otavio Gomes Participa do XVII Encontro Nacional de Controle Interno

Otavio Curitiba CONACI JPXVIIEnconro Nacional de Controle Interno JP

Na quinta-feira 30-09 e na sexta feira 01 de outubro, o Controlador Geral do Estado do Amazonas, Otavio Gomes, estará participando do XVII Encontro Nacional de Controle Interno.

O evento que está sendo organizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno em parceria com a CGE-PR, discutiu várias temáticas entre elas a discussão sobre ética e governança na administração pública. 

As palestras foram transmitidas no canal do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), no YouTube, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), e estão disponíveis para quem tiver interesse no assunto. O encontro prossegue nesta sexta-feira (01.).

O aprofundamento no debate relativo às atividades de controle e às legislações que as regem foi ressaltado pelo controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. “Recebemos controladores dos estados e de municípios. Este encontro permite a troca de experiência e alinhamento de políticas. Adotando as melhores práticas aprimoramos nossas ações de controle na administração pública”, afirmou.Raul Siqueira.

Os trabalhos começaram com a palestra “Sua ética é jiló ou chocolate? ”, da filósofa Lúcia Helena Galvão. Ela diferenciou a ética que é praticada por gosto daquela adotada por coerção ou premiação. Lúcia Helena comparou a primeira ao chocolate, porque ninguém precisa pedir para alguém comer o doce. Ao contrário do jiló, que para ser comido é necessária uma negociação, como promessa de sobremesa, principalmente com crianças.

Com essa comparação, a filósofa expôs a ética como gosto aprimorado, algo que devemos aprender a gostar e não algo que se segue porque há alguém a observar a ação. “O ser humano deve adotar comportamento ético por amor e não por contrato social. É necessário desenvolver a consciência ética e evitar ideias que institucionalizam a descrença na humanidade”, resumiu Lúcia Helena.

TCU – O ministro Augusto Nardes falou sobre a proposta de governança que apresentou ao governo federal. Segundo comentou, a governança é a capacidade para implementar, avaliar e monitorar, com maturidade, os programas e iniciativas públicas. Nardes citou liderança, estratégia e controle como alicerce desse valor.

“Vivemos em competição com outros países para atrair investimentos. Temos que ter indicadores com histórico para que nossa governança possa ser avaliada e reconhecida por outras administrações e empresas”, comentou em sua explanação. “A governança está diretamente ligada à esperança”.

José Lopes Roriz, diretor de Auditoria de Governança e Gestão, da Controladoria Geral da União, apresentou o Sistema Nacional de Contratações Públicas e o respectivo portal na internet, além do sistema Alice, ferramenta de inteligência artificial que busca palavras-chave em contratos.