Comissão de Auditoria Especial orienta secretarias estaduais quanto à aplicação de recursos no combate à Covid-19

A Comissão de Auditoria Especial do Governo do Estado, designada para analisar os recursos destinados ao combate à Covid-19, dá andamento aos trabalhos. Os técnicos, que integram a Controladoria-Geral do Estado (CGE), encaminharam quatro Notas Técnicas a todos os órgãos e entidades estaduais, com orientações relacionadas à transparência, obras, pesquisa de preços e aquisições.

O grupo analisa os principais investimentos, o que inclui os recursos federais e estaduais destinados às ações de combate à Covid-19 no Amazonas.

As informações são repassadas pelas Unidades Gestoras à equipe da CGE, que busca orientar os gestores com o intuito de garantir a correta aplicação dos recursos públicos. A compilação dos dados será apresentada no relatório final, com prazo previsto para entrega na primeira quinzena do mês de junho.

Segundo o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, o trabalho da Comissão reforça as ações de auditoria que já vinham acontecendo, conforme cronograma da CGE. Ele ressalta que o foco das atividades é garantir a transparência do trabalho executado pelo Governo do Estado.

“O governador Wilson Lima, ao sancionar a Lei nº 5.174/2020, determinou que todas as ações do Estado na luta contra o novo coronavírus sejam apresentadas aos cidadãos com a maior clareza. A Comissão segue as diretrizes da CGE, assim como as orientações dos órgãos de controle externo, como Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria-Geral da União, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual”, informou o controlador.