CGE sugere Fórum Permanente para acompanhamento às Ouvidorias da Saúde

subcontrolador

 

Por: Priscila Caldas

Com o intuito de fortalecer as ouvidorias da área da saúde do Estado e dar maior efetividade aos atendimentos ao cidadão, a Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Subcontroladoria-Geral de Ouvidoria, realizou reunião com os ouvidores estaduais do Sistema Único de Sáude (SUS), na manhã desta terça-feira (13), na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Mais de 20 ouvidores estaduais do SUS das diversas unidades de saúde, como fundações, maternidades e hospitais, aproveitaram o momento para apresentar as principais dificuldades enfrentadas para que o atendimento e a resolução de problemas aconteçam de forma satisfatória e mais rápida. O Subcontrolador-Geral de Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, conduziu a reunião e propôs a instituição de um Fórum Permanente para discussão e acompanhamento das ouvidorias do segmento da saúde do Amazonas.

De acordo com Nogueira, é necessário empoderar e dar maior respaldo jurídico às ouvidorias para o melhor funcionamento dos serviços públicos e atendimento ao cidadão. Nogueira explica que a área da saúde demanda maior atenção por meio de um trabalho paralelo que resulte na consolidação das ações de ouvidorias. “Vamos propor a criação de um Fórum Permanente que reúna ouvidores e gestores para discutirmos as soluções necessárias”, adianta.

A ouvidora do SUS, Rozana Castro, avaliou o encontro como positivo e destacou a missão do ouvidor enquanto prestador de serviços à sociedade. “É importante que ouvidores e gestores estejam alinhados com o mesmo pensamento. Nossa atuação tem como foco contribuir para o bem-estar da população. O ouvidor é um defensor e é importante que ele cumpra o seu papel de prestar o bom serviço ao cidadão”, avalia.