CGE promove treinamentos para aperfeiçoamento da fiscalização contratual no Amazonas

As unidades contaram com palestras de sensibilização relacionadas à legislação, fases da licitação e gestão contratual.

A Controladoria-Geral do Estado (CGE/AM), por meio da Subcontroladoria-Geral de Controle Interno (SGCI), promoveu uma série de treinamentos e reuniões técnicas de alinhamento com servidores responsáveis por fiscalizar os contratos do poder executivo, com o objetivo de capacitar e aperfeiçoar a fiscalização contratual no âmbito da Administração Pública Estadual, visando garantir eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos.

Para o controlador-geral, Jeibson Justiniano, o aperfeiçoamento constante dos servidores é um dos pilares da missão da CGE. “Buscamos fortalecer a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos, capacitando as equipes para uma fiscalização rigorosa e ética na Administração Pública Estadual.”, disse.

A subcontroladora-geral de Controle Interno, Lúcia de Fátima Ribeiro Magalhães, e a servidora, Jéssica Costa, estiveram presentes na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), na Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), na Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) ministrando a palestra com o tema “A Fiscalização Contratual como Escopo de Auditoria”.

Segundo a sub-controladora, o aperfeiçoamento é fundamental para garantir a eficiência e transparência na gestão pública. “Neste projeto, buscamos capacitar os funcionários da SEDUC para que possam identificar irregularidades, prevenir riscos e contribuir para uma gestão mais ética e transparente.”, disse.

O ciclo de treinamentos teve início em fevereiro e continua avançando, com o próximo passo sendo a realização de cursos sobre o tema em parceria com a Secretaria de Administração e Gestão (Sead), por meio da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público, nos meses de maio e agosto.