CGE participa do Lançamento do Programa de Integridade da Imprensa Oficial do Estado

Na oportunidade foram apresentados o Código de Conduta e o Plano de Integridade da instituição.

  

O Controlador-Geral do Estado (CGE-AM), Jeibson Justiniano, participou do Lançamento do Programa de Integridade da Imprensa Oficial do Estado, criado em conformidade com o dispositivo do parágrafo único do Art. 27 do Decreto nº 40.849, de 25 de junho de 2019 que trata da Política de Governança e Gestão do Estado, atendendo a determinação do Chefe do Poder Executivo, conforme Instrução Normativa nº 002.2022.

O programa de Integridade contempla um conjunto de medidas (valores, regras, procedimentos), adotado com objetivo de evitar, detectar e interromper a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção, é a sistematização e aperfeiçoamento dos instrumentos já existentes na organização da entidade, que atuam na prevenção e combate a atos ilícitos e outros.

Para o controlador-geral, essa iniciativa além de atender às questões legais, dá elementos para que se possa disciplinar o dia a dia da administração pública, “muitas vezes a sociedade está preocupada com a macro corrupção, mas nós temos que nos preocupar com o dia a dia do funcionamento do serviço público e esse código de conduta visa nortear a implantação de boas práticas na gestão pública”, destacou Jeibson Justiniano.

Ainda, de acordo com o controlador-geral, é uma ferramenta poderosa que ajuda também o poder disciplinar e hierárquico dentro da administração pública e que, com certeza, contribuirá com a excelência e a eficiência dos serviços públicos prestados à sociedade.

O evento foi realizado na sede da Imprensa Oficial, na manhã desta quinta-feira (25/05).

FOTOS: Ismael Oliveira, Weslen Simplício/IOA e Lincoln Ferreira/Sejusc