CGE participa de reuniões na Associação Amazonense dos Municípios

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) participou de reunião no dia 19 de setembro na Associação Amazonense dos Municípios (AAM), com o intuito de elucidar sobre este instrumento de fortalecimento da cidadania que é a 1a Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (CONSOCIAL).

A aludida reunião faz parte de um conjunto de ações de mobilização visando à convocação das etapas municipais no interior do Estado do Amazonas.

O Subcontrolador-Geral do Estado, Dr. Mário Coêlho Amorim, abordou os objetivos específicos das conferências municipais, quais sejam, encaminhar propostas/diretrizes e eleger delegados para a etapa estadual, que se realizará nos dias 6 e 7 de dezembro de 2011, em Manaus.

Ainda, ressaltou que o resultado final da CONSOCIAL, após todo o processo conferencial no Brasil, subsidiará a elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, um dos motivos que ensejou a convocação da etapa estadual por parte do Governo do Estado do Amazonas e que torna relevante a participação do poder público municipal, bem como dos munícipes do interior do Estado do Amazonas.

aam-01

O Presidente da AAM, Dr. Jair Aguiar Souto, observou algumas dificuldades como a de logística e de acesso a certas políticas públicas, bem como destacou os avanços da Associação quanto a ações que visam à transparência e ao controle social nos Municípios.

Percebendo a importância da CONSOCIAL, o Presidente da AAM agendou uma reunião técnica para o dia 23 de setembro, com a intenção de colaborar com a estratégia de mobilização da CGE, bem como de obter esclarecimentos sobre os procedimentos necessários à convocação e à realização das conferências no interior.

Na reunião técnica, que contou com a participação de Rafael de Oliveira Novo, representante a Controladoria-Geral da União no Estado do Amazonas (CGU-Regional AM) e Marcela Costa Dutra, representante da Controladoria-Geral do Município de Manaus (CGM), o Presidente da Comissão Organizadora Estadual, Rogério Siqueira de Sá Nogueira, assumiu o compromisso de destinar um número específico das vagas dos delegados que irão à Brasília para o interior, demonstrando o interesse em valorizar e incentivar a contribuição dos cidadãos dos diversos municípios amazonenses.

Ao final da segunda reunião, o Presidente da AAM, assumiu o compromisso de dialogar com os prefeitos do interior e realizar a Conferência no Município de Manaquiri, do qual é prefeito.

aam-02