CGE firmará Acordo de Cooperação Técnica com a CGU/AM

ccccccc

 

Por: Priscila Caldas

Compartilhamento de informações como medida de governança para melhoria dos gastos públicos. Essa é a proposta do Acordo de Cooperação Técnica que deverá ser firmado nos próximos dias entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Controladoria Geral da União/Regional Amazonas – (CGU/AM).  A tratativa foi feita durante reunião entre Controlador-Geral do Estado, Alessandro Moreira, acompanhado do Subcontrolador-Geral de Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, e a Superintendente da CGU, no Amazonas, Mona Liza Benevides, na sede da CGU.

O Controlador-Geral do Estado apresentou o Plano de Trabalho da CGE com as metas de ação voltadas ao equilíbrio das contas do Governo do Estado.

Moreira falou sobre a importância de dar maior transparência à atuação da CGE e do Governo do Estado perante a sociedade. Para isso, o Acordo de Cooperação Técnica viabilizará o compartilhamento dos procedimentos de auditoria da CGU e o acesso aos sistemas utilizados. “O acordo vem viabilizar mais transparência e melhoria nos procedimentos de auditoria e fiscalização, além do compartilhamento de informações”, comentou o Controlador.

ccc111

 

Para a Superintendente da CGU/AM, Mona Liza Benevides, a interação entre os órgãos resultará na maior participação do cidadão no controle social. “Por meio do acordo de cooperação ocorre a troca de informações e isso beneficiará diretamente a população, a partir da promoção de ações de prevenção e controle social. O cidadão é capacitado para buscar maior transparência das informações públicas”, avaliou.

TCU/AM

À tarde, o Controlador-Geral do Estado, Alessandro Moreira, reuniu com o Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Amazonas, Uadson Ulisses Marques Martins, para discussão sobre ações emergenciais para o reordenamento do segmento da saúde.

tcu

 

Na ocasião, Moreira apresentou ao TCU as ações adotadas pelo Governo do Estado, entre elas, medidas para a regularização dos contratos e despesas.