CGE firma parceria com Susam para fortalecimento das ações de transparência na saúde

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A Controladoria-Geral do Estado (CGE), enquanto Órgão Central do Sistema Estadual de Ouvidorias (Se-OUV), firmou parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para definir um plano de trabalho voltado ao fortalecimento das ações de transparência e gestão participativa.

Entre as medidas, que visam a aproximação do cidadão com o Governo do Estado, está a criação do Fórum Permanente de Ouvidorias da Saúde e a elaboração da Carta de Serviços das unidades de saúde. As tratativas aconteceram durante reunião entre o subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, e o titular da Susam, Rodrigo Tobias, nesta quinta-feira (26/09).

O subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, explica que a CGE, enquanto Órgão coordenador do Sistema Estadual de Ouvidorias (Se-OUV), estabeleceu um planejamento que tem como prioridade contribuir para a melhoria dos serviços públicos de saúde.

“No início do ano, sugerimos a criação de um Fórum Permanente de Ouvidorias, que ficará sob o comando da Ouvidoria da Susam e contará com a nossa colaboração direta. Serão reuniões periódicas nas quais poderemos discutir melhorias nos procedimentos e na comunicação entre as Ouvidorias. Também coordenaremos a elaboração das Cartas de Serviços das unidades de saúde para que os usuários conheçam com clareza os serviços disponíveis, os locais e as formas de acesso”, disse.

Segundo o secretário da Susam, Rodrigo Tobias, a CGE embora seja um Órgão de Controle, tem a função de atuar no controle social. Ele avalia que a parceria resultará em melhorias ao segmento da saúde amazonense.

“A gestão da Susam tem o compromisso sério com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde ofertados à população. A CGE enquanto Órgão voltado ao controle social nos induz a tomar algumas medidas no sentido da aproximação do cidadão com a gestão da saúde. Caminhamos para uma nova fase da história da saúde pública no sentido de inclusão do cidadão na melhoria da oferta de serviços”.