CGE contabiliza resultado positivo do plano de ação nos primeiros 100 dias

As unidades gestoras tiveram papel importante nessa conquista

A Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), por meio da Subcontroladoria-Geral de Transparência e Ouvidoria (SGTO) e Subcontroladoria-Geral de Controle Interno (SGCI), finalizou o período de análise dos trabalhos desenvolvidos nos primeiros 100 dias de governo e comemora o resultado positivo das ações.

O controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano, destacou a importância da participação dos gestores envolvidos no processo. “Quero destacar o empenho de todos os responsáveis pelas 120 unidades gestoras da administração direta e indireta do governo e a dedicação das equipes de trabalho da CGE, é essa união que faz com que tenhamos resultados tão significativos em prol da população do Amazonas”, afirmou.

Controle Interno

Segundo a subcontroladora-geral de Controle Interno, Lúcia de Fátima Ribeiro Magalhães, 100% das unidades governamentais estão envolvidas no processo e trabalhando em conjunto com a CGE. “Ficamos muito felizes com o os números atuais, pois quando iniciamos em 2019 tínhamos menos de 20% de resposta. Esse é o resultado do esforço e do trabalho desenvolvido nesses quatro anos junto às unidades, que estão cada vez mais comprometidas”, comemorou.

No total, 120 relatórios de auditoria foram gerados pelas equipes de trabalho, que são avaliados e, de acordo com os resultados, a SGCI realiza a orientação necessária para a adequação às normas. “O ciclo de trabalho atual foi iniciado no dia 1º de abril de 2023 e se encerra dia 31 de março de 2024, ou seja, começamos o monitoramento da implementação das medidas para as adequações necessárias e, também, iniciamos a avaliação das ações referentes a 2023”, completou a gestora.

Este ano, além dos resultados positivos em relação à adesão, foram implantadas Unidades de Controle Interno em todas as secretarias de estado e empresas estatais. “Temos unidades mais avançadas, outras iniciando, mas o importante é que todas as unidades contam com um setor específico para trabalhar o controle interno”, concluiu.

Para constante avaliação e desenvolvimento dos trabalhos, a CGE, realiza reuniões internas com as equipes em cada unidade, treinamentos contínuos e aprimoramento por meio de cursos ministrados na Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (ESASP) e encontros semestrais. O próximo está marcado para os dias 11 e 12 de maio no auditório do TCE.

Ouvidoria

O subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria, Albefredo Melo de Souza Júnior, também avaliou como positivo o período destacado.

“Tivemos um grande avanço na quantidade de atendimentos e, principalmente, no tempo de resposta ao cidadão que caiu de 40 dias em média para 10 dias. Ficamos muito felizes com o comprometimento das equipes envolvidas e, também, pela participação da população que é o agente principal interessado”, destacou.

Nos primeiros 100 dias, a CGE atendeu quase 2.000 manifestações dos cidadãos por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), do whatsapp, do telefone, pelo site, e-mail ou presencialmente na sede da CGE. Ao todo, 65 unidades estaduais tiveram manifestações (reclamação, sugestão, denúncia, elogio ou solicitação) registradas no período. Das quais, 94% foram atendidas dentro do prazo. Outro marco, se comparado a anos anteriores. Os atendimentos com maior percentual foram comunicação com 32,7%, solicitação – 29,1%, seguidos de reclamação – 22,1%, denúncia – 13,3%, elogio – 1,9% e sugestão – 0,9%.

Acesso à informação e transparência

A CGE também é responsável pelo Departamento de Transparência Pública e para isso conta com o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), sistema que facilita o exercício do direito de acesso às informações públicas em atendimento a lei 12.527/11 (Lei de acesso às Informações Públicas). Nele é possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a notificação da resposta da solicitação por e-mail; entrar com recursos; e consultar as respostas recebidas.

Hoje, todos os órgãos do estado contam com um servidor capacitado para monitorar o sistema e acompanhar o atendimento das solicitações.

Canais de atendimento:

Ouvidoria
Whatsapp: (92) 99173-4001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Telefone: (92) 3612-4001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Plataforma Integrada de Ouvidoria clique AQUI ou acesse o portal da www.cge.am.gov.br e clique no botão Fala.Br

Site/Fale conosco: www.cge.am.gov.br/fale-conosco
Email: subcontroladoria-ouvidoria@cge.am.gov.br
Sede da CGE: Edifício Amazon Trade Center, rua Franco de Sá, n. 270, bairro São Francisco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Transparência

Para acessar o sistema clique AQUI ou acesse o portal da www.cge.am.gov.br e clique no botão (e-SIC).

FOTOS: Divulgação/CGE-AM