Atuação das Ouvidorias em todos os Órgãos do Governo do Estado foi tema de encontro promovido pela CGE

Por Priscila Caldas

Reunião

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) promoveu encontro com servidores de todos os Órgãos e Entidades do Governo do Estado com o intuito de consolidar as ações do Sistema Estadual de Ouvidorias (Se-OUV), visando à efetividade do atendimento ao cidadão. A reunião, conduzida pelo Subcontrolador-Geral de Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, ocorreu na sede da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), nesta quarta-feira (20), como uma das etapas de instalação das Ouvidorias em todo o Amazonas.

A reunião teve como base esclarecimentos sobre a legislação e as ferramentas que direcionam os trabalhos de ouvidoria, como a Lei de Acesso à Informação (LAI), o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), a Lei 13.460/2017, conhecida como Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos e o Sistema de Ouvidorias do Estado (e-OUV).

Segundo o Subcontrolador-Geral de Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, essa foi a primeira de uma série de encontros e cursos que serão ministrados pela CGE nos próximos meses. “As Ouvidorias são ferramentas estratégicas para a melhoria dos serviços públicos. A Lei 13.460 trouxe a obrigatoriedade do funcionamento de ouvidorias em todos os órgãos e o trabalho por meio do Sistema Estadual de Ouvidorias (Se-OUV) é fundamental para que possamos atuar de forma conjunta na garantia do acesso à informação e aos direitos do cidadão quanto aos serviços prestados pelo Governo do Estado”, disse.

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Rogério de Sá Nogueira adiantou que no próximo dia quatro de abril uma nova capacitação acontecerá para esclarecer sobre a Carta de Serviços prevista na Lei 13.460/2017. Cada órgão deverá disponibilizar a Carta de Serviços no site institucional para orientar os usuários dos serviços públicos para entenderem, de forma clara e objetiva, como proceder para ter acesso a um bom atendimento.

Estrutura das Unidades de Ouvidoria

O Subcontrolador explicou que a estruturação do setor de ouvidoria em cada secretaria depende da demanda e do tipo de serviço prestado por cada instituição, de forma que facilite o acesso do cidadão. “Cada Secretaria terá pessoas responsáveis pelos sistemas de atendimento ao cidadão e o secretário definirá quem serão os servidores designados para desempenhar a função”, concluiu.

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