Ações da Ouvidoria do Amazonas são destaque em evento nacional

Ouvidoria Itinerante

O compromisso de escutar o cidadão amazonense em meio a obstáculos logísticos e de comunicação, apresentando como resultados a efetividade do controle social. Essa foi a temática apresentada pelo subcontrolador-geral de Ouvidoria do Amazonas, Rogério de Sá Nogueira, na palestra “Desafios da participação no mundo não virtual”, na manhã desta terça-feira (14/05), segundo dia da 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação. O evento promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU/OGU) acontece no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro.

Em sua explanação, Rogério de Sá falou sobre a importância da atividade econômica do estado para o país e ressaltou que, apesar da concentração de riquezas naturais e produção tecnológica, por meio do Polo Industrial de Manaus (PIM), o Amazonas ainda enfrenta barreiras no processo de comunicação em decorrência de fatores logísticos, o que torna a interação com o usuário do serviço público um processo desafiador.

O subcontrolador-geral apresentou a ação Ouvidoria Itinerante como uma alternativa para promover a aproximação entre o Governo do Amazonas e o cidadão, com o objetivo de vencer o obstáculo “distância”. Ele explanou a metodologia da ação e pontuou os resultados obtidos em 2019.

“Para conhecer os problemas enfrentados pela população, é preciso ir até a comunidade e sentir a real necessidade do cidadão em seu dia a dia. Realizamos, nos dois últimos meses, oito ações de Ouvidoria Itinerante, com registro de mais de 270 demandas que já estão em fase de análise e encaminhamento aos órgãos responsáveis. Através da união entre as ouvidorias, podemos atender à população em menor tempo e avançar na melhoria da prestação dos serviços públicos”, declarou.

A Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, que acontece até quinta-feira (16/05), conta com a participação de ouvidores de todo o país, atuantes em instituições públicas e privadas, com abordagens a palestras nas áreas de ouvidoria e transparência. Entre os temas abordados estão boas práticas em transparência, desafios das Ouvidorias Públicas Brasileiras, novas ideias para transparência pública no Brasil, entre outros.

DSCN4649 DSCN4648
DSCN4664   DSCN4732