O uso das novas tecnologias como meios de dinamização do relacionamento entre o Estado e a sociedade, foi o tema central do evento “Ouvidoria 3.0”- Construindo o futuro”, que reuniu representantes de ouvidorias de todo o país nos dias 12 e 13 de março, no Rio de Janeiro (RJ). A Subcontroladora-Geral de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado, Seilani Almendros, participou do encontro, promovido pela Ouvidoria-Geral da União (OGU)  e pelo Instituto Reclame AQUI.

Durante o encontro foram abordadas questões que ampliam o debate sobre o papel das ouvidorias públicas, incluindo temas como: redes sociais e atendimento; boas práticas das ouvidorias privadas para as ouvidorias públicas; controle social no combate a corrupção; e acesso à informação pelo usuário.

Para a Subcontroladora-Geral de Ouvidoria, Seilani Almendros, foi extremamente importante ouvir representantes de entes privados e institucionais explanarem sobre integração, humanização e tecnologia, em prol do atendimento aos anseios da sociedade.

“O Estado deve estar atualizado quanto ao desenvolvimento tecnológico com o intuito de melhor atender aos usuários por meio dos canais de atendimento. A tecnologia deve estar integrada aos canais de atendimento, ao observarmos que a cada dia o cidadão tem acesso ao maior volume de informações em busca da defesa dos seus direitos”, comentou.