Ouvidoria Itinerante da CGE chega à Região Metropolitana de Manaus

conferencia

O Subcontrolador-Geral de Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, presidiu a ação de “Ouvidoria Itinerante” realizada no último dia 17, quarta-feira, na Câmara Municipal de Rio Preto da Eva. Agricultores familiares, políticos e lideranças comunitárias participaram do evento que contou, também, com a presença dos Ouvidores do Sistema de Segurança Pública, João Tayah e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Elenilson Oliveira.

rio 1
Durante a Ouvidoria Itinerante da CGE, foram acolhidas reclamações, sugestões, elogios e, ainda, dadas respostas acerca das demandas apresentadas nos diversos serviços públicos.
Trata-se de uma diretriz do Governo do Amazonas de estar cada vez mais próximo da população.
No pedido dos moradores de Rio Preto da Eva, destacaram-se a recuperação de pontes e ramais, principalmente para facilitar o escoamento da produção rural.

“Estamos conhecendo de perto e ouvindo as necessidades da população. O uso das ferramentas eletrônicas é importante e essencial, mas não há nada mais eficaz do que estar próximo à população e essa é a diretriz do Governo do Estado”, reforçou Rogério de Sá Nogueira.

Itacoatiara

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), enquanto Órgão Central do Sistema Estadual de Ouvidorias, também realizou “Ouvidoria Itinerante” no município de Itacoatiara (distante 272 quilômetros de Manaus). A ação aconteceu no dia seguinte, quinta-feira, 18.

O cronograma inicial de ações se estenderá até o mês de maio. O objetivo da CGE é chegar na maioria das cidades do Amazonas servindo como ‘ponte’ entre o Governo do Estado e a comunidade do interior. Todo o trabalho, desde a recepção das demandas até a resposta ao cidadão, acontece por meio do Sistema Estadual de Ouvidorias (Se-OUV), rede que conta com a integração de todos os Órgãos do Estado.
No levantamento feito pela equipe da CGE, muitas demandas serão incluídas no Plano Plurianual – PPA, que estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas do Governo do Estado para o período de 2020-2023.
Ouvidoria Itinerante
A ação “Ouvidoria Itinerante” tem o objetivo de facilitar a comunicação entre o Governo do Estado e o usuário dos serviços públicos, promovendo maior acessibilidade e transparência das ações governamentais, visando à construção de cenários de credibilidade.
Na primeira etapa dos trabalhos, a Ouvidoria Itinerante atendeu às comunidades das Zonas Leste e Norte de Manaus. No dia 23 de março, no bairro Jorge Teixeira; e no dia 29 de março, no bairro Zumbi dos Palmares. No dia 6 de abril, a equipe esteve no Residencial Viver Melhor 3, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte.
Nos Municípios de Iranduba e Manacapuru a “Ouvidoria Itinerante” aconteceu nos dias 11 e 12 de abril.
Durante toda a ação com as lideranças comunitárias, a equipe ouviu problemáticas vivenciadas pelos moradores e solicitações de melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança, principalmente.
Todas as demandas recebidas pela equipe da CGE estão sendo direcionadas aos Órgãos competentes para as devidas providências. A preocupação da Controladoria é responder ao cidadão no menor tempo possível, não ultrapassando 30 dias.