Novos controladores do Estado visitam Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

Disposto a ser uma “ponte” entre os órgãos de controle e o governo do Estado, o recém-empossado controlador-geral do Amazonas, Alessandro Moreira Silva, visitou na manhã desta quarta-feira (21) o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, conselheiro Ari Moutinho Júnior, para estreitar laços e reafirmar o compromisso de aprimorar a transparência no âmbito do Executivo estadual.

Acompanhado do subcontrolador-geral adjunto, Rogério Sá Nogueira, Alessandro Moreira Silva revelou que estava percorrendo os órgãos que atuam no Controle para compartilhar as boas experiências e ouvir demandas dos órgãos públicos. “Estamos aqui para  saber como podemos fazer para colaborar, ouvir sugestões e descobrir o que a Controladoria-Geral do Estado pode fazer para colaborar com o trabalhos dos órgãos, sobretudo os que atuam no controle. Já estivemos no Ministério Público de Contas, com o procurador-geral Carlos Alberto Almeida, e agora aqui. Sabemos que há demandas em relação a dados da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) e vamos tentar mediar tudo isso”, afirmou. Em 2016, o TCE-AM solicitou dados da Sefaz, que foram negados pelo então secretário de Fazenda.

Após ouvir o controlador-geral, o conselheiro-presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior, parabenizou pela iniciativa e ressaltou a importância da transparência, sobretudo com os órgãos de controle. Ele relembrou que, no ano passado, o TCE-AM cedeu senhas dos sistemas de controle da Corte de Contas aos Ministérios Público Federal e Estadual, para que os órgãos tivessem acesso aos relatórios dos municípios e das administrações, para investigar como os gestores estavam administrando o dinheiro público. A troca de informações fundamentou, por exemplo, a realização da operação Maus Caminhos. “As informação são públicas e não tê porque se fazer uma cerca para ceder as informações”, comentou o presidente.

Participaram da reunião o conselheiro Érico Desterro, os procuradores Carlos Alberto Almeida e Ruy Marcelo, além dos deputados Alessandra Campelo e Luiz Castro.

Fonte: http://www.portalflagrante.com.br/site/noticia/novos-controladores-do-estado-visitam-tribunal-de-contas-do-estado-do-amazonas/