Modelo de compras públicas do Amazonas é referência nacional e internacional

Dr AlessandroA Controladoria-Geral do Estado (CGE) apresentou o modelo de compras públicas utilizado pelo Amazonas na oficina “A Adoção do Melhor Valor nas Contratações Públicas – Rodada 2019”, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. O encontro foi promovido pelo Ministério da Economia e pela Controladoria-Geral da União (CGU), com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA).

O Amazonas foi o único estado convidado para apresentar as ideias, os projetos e as inovações aplicadas na esfera estadual. O encontro contou com a participação de cerca de 80 representantes do Governo brasileiro, além de especialistas em compras públicas, com o intuito de discutir as melhores práticas e métodos de compras públicas.

O controlador-geral do Estado, Alessandro Moreira, abordou o tema “Diferença entre o relacionamento das Agências”. Ele destacou que o Amazonas integra uma agenda nacional de desburocratização e efetividade das compras públicas, e ainda é pioneiro em soluções inovadoras.

Moreira também ressaltou que o Estado é pioneiro no processo de compras integralmente informatizado com a garantia da assinatura eletrônica e com a certificação digital; e ainda, no recebimento de materiais integrados à base de dados por nota fiscal eletrônica. Os avanços garantem celeridade e transparência nos processos e consequentemente, redução de custos aos cofres do Governo do Estado.

“É gratificante termos o reconhecimento de projetos exitosos. O Amazonas convive com grandes limitações de recursos e logística adversa. É um enorme reconhecimento. Para o Estado, abre portas para cooperações de desenvolvimento com outros Estados, com o Governo Federal e com organizações internacionais”, frisou.

O evento também contou com a presença do Coordenador de Compras e Contratos Governamentais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Alexandre Siqueira de Medeiros.

A reunião pode ser conferida por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=Ly60nULVXqQ