Controlador-Geral do Estado Visita Fundação Estadual do Índio Neste 19 de Abril

Indios 1 JPOtavio e Edivaldo Munduruku JpegGrupo Musical Indígena e Otavio Jpeg

No dia em que se comemora o dia do índio (19) de abril, o Controlador-Geral do Estado do Amazonas, Otávio Gomes, fez importante visita à Fundação Estadual do Índio para ouvir seu Diretor Presidente Edivaldo Munduruku e estreitar os laços entre a CGE e FEI, trazendo algumas sugestões para compartilhar com nossas outras secretarias e ver como é possível descobrir formas de tornar alguns projetos sustentáveis viáveis e possíveis, gerando renda aos povos indígenas e acima de tudo preservar o nosso meio ambiente.

Muito receptivos e alegres, mostraram que a data é muito significativa para os povos indígenas. Uma apresentação de um grupo musical composto na sua maioria por mulheres e crianças, cantaram e dançaram ao seu estilo, o que há de mais rico dentro da cultura de seus ancestrais, a floresta, mitos e seus encantos.

Na Constituição de 1988, os direitos dos índios estão expressos em capítulo específico (Título VIII, Da Ordem Social, Capítulo VIII, Dos Índios) com preceitos que asseguram o respeito à organização social, aos costumes, às línguas, crenças e tradições. “A população indígena hoje no Brasil tem o direito de buscar maior integração, bem como de se manter intacta em sua cultura, aldeada, se assim entender que é a melhor forma de preservação. Fonte Agencia Brasil EBC.

A Fundação Estadual do Índio (FEI),  está localizada na antiga sede do Governo na Torquato Tapajós atrás do Hospital Delphina Aziz.