Com Participação da CGE- Banco Interamericano de Desenvolvimento e Sefaz Encerram (MD-GEFIS).

BID CGE 1 Lucia jpeg BID CGE #2 Jpeg

 

Em uma a parceria histórica do Banco Interamericano de Desenvolvimento-(BID), com a União e com os todos Estados Brasileiros, foi oferecido ao Estado do Amazonas, gratuitamente, uma consultoria com a aplicação de um modelo de diagnóstico da gestão fiscal denominado (MD-GEFIS).

O MD GEFIZ, é uma ferramenta de diagnóstico e gestão fiscal, que já percorreu todo território nacional praticamente, só restando o Estado de Roraima.

O programa, busca nos processos internos da gestão fiscal como um todo, tudo que envolve equilíbrio fiscal de receita e despesa nas áreas do tesouro, controladoria geral dos estados, procuradorias, secretarias de educação, secretarias de administração, os setores de compras, entre outros

O Banco Interamericano de Desenvolvimento sempre busca à cooperação dos Estados mais maduros, principalmente os que já tiveram os benefícios dos diagnósticos, contribuindo com os demais entes federados e fazendo um levantamento para auxiliar na melhoria e desempenho da gestão fiscal.

Nesse sentido a participação da Controladoria Geral do Estado, se deu a convite da Sefaz, na Semana de Aplicação da Metodologia MD-GEFIS.

O modelo visa identificar os atuais padrões de gestão e de governança no Amazonas, compará-los com as melhores práticas nacionais e internacionais e, ao final, propor a aplicação de melhorias.

Segundo a Subcontroladora-Geral de Controle Interno da CGE Lucia Magalhães, dentre as dimensões avaliadas, está a estrutura e funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, cuja atividade é coordenada pela Controladoria-Geral do Estado.

O Controlador-Geral Otavio Gomes e a Dra. Lucia Magalhães que acompanharam o evento realizado por vídeo conferência no período de 03 a 14 -05, elogiou toda sua organização pela equipe técnica da Secretaria de Fazenda do Amazonas, acreditando que a ferramenta de diagnóstico deverá melhorar ainda mais o desempenho fiscal do Estado do Amazonas.