Com ‘bateria’ de reuniões, Controladoria-Geral do Estado estreita relacionamento com órgãos de controle no Amazonas

Cumprindo uma extensa agenda de reuniões desde o início de sua gestão, na primeira metade de fevereiro, o Controlador-Geral do Estado, Alessandro Moreira Silva, já fechou uma série de parcerias com vários órgãos de controle presentes no Amazonas, com a missão de estreitar o relacionamento entre as entidades e garantir a eficiência nos serviços prestados pela Administração Pública Estadual.

Uma das primeiras entidades a receber a visita do Controlador-Geral, foi a Controladoria-Geral da União (CGU), quando o titular da CGE-AM se reuniu com o chefe do órgão no Amazonas, Marcelo Borges. Na ocasião, foram firmados compromissos como o apoio do Estado para um convênio entre a CGU e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), além de ter sido proposto um termo de cooperação técnica para que o Amazonas tenha acesso aos sistemas usados em nível federal.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Secretário Municipal de Finanças (Semef), Ulisses Tapajós, também recebeu a visita do Controlador-Geral, que disse que a parceira entre a Administração Estadual e a Municipal é essencial para que as gestões sejam otimizadas através do controle dos serviços prestados e do bom uso dos recursos públicos. “Nossa missão é garantir um trabalho feito de forma integrada com os outros controladores”, explicou Alessandro Moreira Silva.

Com a Semef, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) poderá fazer uma parceria para a realização de um evento nacional, do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), que envolverá as controladorias de todo o Brasil, com uma data prevista já para setembro deste ano.

No último dia 22 de fevereiro, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC-AM), Carlos Alberto Souza de Almeida, e o Procurador de Contas, Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, também se reuniram com o Controlador-Geral e o Subcontrolador-Geral Adjunto, Rogério Nogueira. Entre os itens do plano de trabalho apresentado pela CGE-AM estão o fortalecimento institucional, a definição de um plano geral de auditoria preventiva, a gestão do Portal da Transparência do Estado do Amazonas, além de um mapeamento de parcerias estratégicas.

Alessandro Moreira Silva também já esteve com o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Conselheiro Ari Moutinho Júnior, para estreitar laços e reafirmar o compromisso de aprimorar a transparência no âmbito do Executivo Estadual. A qualificação dos servidores da CGE, por meio da Escola de Contas públicas foi alvo de debates nesse encontro. Após ouvir o Controlador-Geral, o Conselheiro-Presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior, parabenizou pela iniciativa e ressaltou a importância da transparência, sobretudo com os órgãos de controle.