CGE trabalha para melhorar os mecanismos de controle interno no Estado

A Subcontroladoria-Geral de Controle Interno da Controladoria-Geral do Estado (CGE) realiza uma série de reuniões com órgãos estaduais com o intuito de aperfeiçoar a integração entre as unidades gestoras e a CGE. A primeira tratativa aconteceu na Secretaria de Administração e Gestão (SEAD), na quinta-feira (5). A reunião foi entre o Subcontrolador-Geral de Controle Interno, Osmani Santos, e a secretária da SEAD, Angela Bulbol, acompanhados pelos assessores.

O Subcontrolador-Geral de Controle Interno, Osmani Santos, explicou que a CGE está promovendo várias reuniões com o intuito de melhorar os mecanismos de controle no âmbito estadual, daí a importância das tratativas iniciais junto às secretarias, a iniciar pela SEAD. “Existem divergências de informações entre o sistema de Administração Financeira (AFI), gerenciado pela Sefaz, e o sistema AJURI mantido pela Sead, no quesito bens móveis e imóveis. E como controle interno estamos promovendo gestões no sentido de corrigir essas distorções. A informação apresentada em um sistema, deve corresponder ao que o outro apresenta, inclusive de forma analítica”, explicou o Subcontrolador.

Na prática, os dois órgãos deverão aumentar ações conjuntas, sincronizar informações e padronizar procedimentos. As primeiras áreas a serem envolvidas são a gestão de patrimônio, concessão de diárias e passagens e as locações de imóveis. Segundo o Coordenador de Articulação Interinstitucional da SEAD, Daniel Armond, um exemplo de ação prática será a unificação de informações. “Nós vamos, por exemplo, alinhar as informações contábeis e físicas que estão nos nossos sistemas para termos noções mais precisas sobre o patrimônio do Estado”, explicou.

Foto: Assessoria Sead