CGE pretende utilizar ferramenta eletrônica para monitorar controle interno no Amazonas

A Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE) estuda a possibilidade de aderir ao Sistema Integrado de Controle Interno (Sincin) com o intuito de garantir resultados mais efetivos no controle do gasto público. A ferramenta, elaborada pela Controladoria do Estado do Piauí (PI), será disponibilizada ao Amazonas gratuitamente.

O sistema permitirá a uniformização das análises dos processos de despesas no Governo, redução no tempo de inspeção e evitará falhas procedimentais. A ferramenta eletrônica será apresentada aos representantes do controle interno estaduais no dia 10 de maio, no Piauí.

O Sincin viabiliza a análise de despesas por meio de um “checklist”, com questões baseadas nas legislações vigentes. Para o subcontrolador-geral de Controle Interno da CGE, Osmani Santos, a ferramenta representa uma inovação em relação ao monitoramento do gasto público. Ele afirma que a adesão ao sistema garante segurança no acesso às informações e explica que a ideia é que cada órgão ou unidade gestora do Amazonas tenha um representante responsável pelo controle interno e pela administração do sistema. Os representantes das unidades gestoras deverão passar por um treinamento, ministrado pela CGE-AM.

“Estamos criando um plano estratégico e iniciaremos tratativas para verificarmos a possibilidade da assinatura de Termo de Cooperação para implantação e utilização do Sincin pelo estado do Amazonas. A informatização do controle interno do Estado será um avanço e uma conquista ao Governo do Amazonas”, enfatizou.

Em caso de adesão ao sistema, o Piauí transferirá a tecnologia relativa ao software Sincin e disponibilizará os códigos-fontes para instalação, desenvolvimento e customização do sistema para uso interno da análise prévia das despesas dos órgãos do Amazonas.