CGE orientou o cidadão no Dia Internacional Contra a Corrupção

IMG_1243

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) e os demais órgãos integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas realizaram um ato alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado anualmente no dia 9 de dezembro. Abordagem ao cidadão e orientações sobre os canais de acesso para registro de denúncias e demais manifestações marcaram a manhã desta segunda-feira (9/12), no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, centro da capital.

Os servidores da CGE entregaram panfletos informativos e orientaram a população que transitava pelo mercado sobre as formas de registros de manifestações disponibilizadas pelo site da Controladoria www.cge.am.gov.br por meio de dois sistemas: o Sistema de Ouvidorias FalaBR e o Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC).

De acordo com o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, é importante que a população se empenhe em cobrar a boa gestão por parte dos órgãos de controle. Ele enfatiza que, a partir do recebimento de críticas, o administrador público pode projetar melhorias aos trabalhos.

“É fundamental para os órgãos de controle que tenhamos práticas de boa gestão pública, de forma que os recursos públicos cheguem ao destino final, em todas as áreas de atendimento ao cidadão. Precisamos mostrar que os recursos estão sendo devidamente aplicados”.

Para o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Amazonas, Uadson Ulisses Martins, a proposta do trabalho é apresentar à população os serviços disponíveis por cada órgão integrante da rede de controle. “Os órgãos de controle precisam mostrar que estão juntos à população, por isso escolhemos o mercado municipal, local de ampla circulação de pessoas. O evento acontece em todo o país, momento em que os órgãos podem mostrar seus serviços à comunidade”, disse.

Comunidade – O frei Paulo Eduardo Melo morou durante 20 anos em Manaus e retornou para passar alguns dias na cidade. Para ele, a ação é positiva. “É importante que o poder público entenda que o cidadão brasileiro quer solução para as problemáticas reclamadas no dia a dia. Os canais de atendimento mostrados pelos órgãos durante o evento são contribuintes nesse processo”.

Para o açougueiro, Vicente da Silva de Oliveira, o ato do Dia Internacional contra a Corrupção foi importante para o conhecimento dos canais de atendimento ao público. “É importante sabermos os locais em que podemos denunciar ou elogiar um serviço”.

A Rede de Controle – A Rede é coordenada, atualmente, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no Amazonas. Além da CGE, fazem parte da rede a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM), a Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11ª Região Amazonas e Roraima) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM).

IMG_1252IMG_1254 IMG_1262