CGE apoia Simpósio de Controle Interno que acontece na quinta-feira, dia 6 de junho

image1

Por meio de parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), Manaus sediará na próxima quinta-feira (6), o I Simpósio de Controle Interno, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
O objetivo é estabelecer uma agenda entre os órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno da Administração Pública no Estado do Amazonas, nas instâncias Federal, Estadual e Municipal, com reuniões regulares fomentando o intercâmbio de conhecimentos, informações e boas práticas inerentes às áreas de Governança, Gestão de Riscos, Integridade, Combate a Corrupção e Excelência da Gestão.
O evento é uma iniciativa da auditoria interna do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os interessados em participar devem acessar o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8wGj-OpLQXofYMQhMxuBs2v3SNuELOYSlx052w0DaqhEXXg/viewform e preencher o formulário apresentado.
O encontro irá reunir personalidades da área que destacarão assuntos atuais como combate à corrupção, gestão de riscos e integridade e governança.
Conforme o titular da Controladoria-Geral do Estado, Alessandro Moreira, será um momento importante para esclarecer o papel do controle como órgão de orientação e não de punição. “Estamos sempre disponíveis em fazer com que a sociedade em geral tenha ciência que o papel do controle social é garantir melhores resultados na administração pública”, enfatizou o Controlador-Geral do Estado.
No Amazonas, a CGE possui a Subcontroladoria-Geral de Controle Interno, responsável por orientar o gestor público quanto à regular aplicação dos recursos públicos, assim como apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
Alessandro Moreira explica que a competência da CGE é assistir diretamente o Governador do Estado no desempenho de suas atribuições quanto aos assuntos e providências atinentes, no âmbito do Poder Executivo, quanto à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, e ao aperfeiçoamento dos serviços públicos.
PROGRAMAÇÃO
9h30 – Abertura (Presença das Autoridades)
10h – Palestra Inaugural sobre o Controle Interno – Dr. Elias Carvalho.
10h30 – Criação da Comunidade Interativa de Controles Internos_AMAZÔNIA
11h – Roda de Conversa (2) – Tema: Gestão de Riscos – Dr. Arnaldo Flores.
12h30 – Almoço
14h – Roda de conversa – Tema: Integridade e Governança – Dra. Mona Liza Prado.
15h – Boas Práticas – Planejamento de Auditoria (PPAINSS) – Dr. Rogério Rabelo.
16h – Palestra – Combate a Corrupção – Sob a Ótica do MP de Contas – Dr. João Barroso de Souza
17h – Encerramento.