A Convite da Secretaria de Fazenda do Amazonas a Controladoria Geral do Estado Participa da Semana de Aplicação da Metodologia MDGEFIS

BID CGE 1 Jpeg BID CGE #2 Jpeg

Em uma a parceria histórica do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID com a União e com os Estados Brasileiros, o BID está oferecendo ao Estado do Amazonas, gratuitamente, uma consultoria com a aplicação de um modelo de diagnóstico da gestão fiscal denominado (MD-GEFIS).

Diante da oportunidade e relevância do tema, nesta segunda-feira (03),  a Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas contou com a parceria da Controladoria Geral do Estado e outras secretarias, nesse tipo de iniciativa, na aplicação do MD-GEFIS.

Tal modelo visa identificar os atuais padrões de gestão e de governança no Amazonas, compará-los com as melhores práticas nacionais e internacionais e, ao final, propor a aplicação de melhorias.

Segundo a Subcontroladora-Geral da CGE Lucia Magalhães, dentre as dimensões a serem avaliadas está a estrutura e funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, cuja atividade é coordenada pela Controladoria-Geral do Estado, tema sobre o qual explanou.

O Controlador Geral  Otávio Gomes, participou na abertura do evento, que ainda contou com a participação do Secretário de Fazenda do Amazonas Alex Del Giglio traçando um panorama das finanças e a arrecadação do Estado em geral, quando disse do salto no Índice de Desenvolvimento Humano do Amazonas  (IDH) e do crescente índice da participação do Estado na arrecadação do PIB.

A Reunião se deu por vídeo conferência com o BID, onde foi apresentada a metodologia de trabalho, com outras várias reuniões no período da tarde entre os Consultores do Banco, a equipe da SEFAZ e o corpo técnico das Secretarias designado pelos Secretários de cada pasta, ocasião em que a Dra. Lucia Magalhães representou a Controladoria do Estado.

As reuniões serão realizadas por dimensão, no período de 03/05/2021 a 14/05/21, por meio da ferramenta TEAMS.